WEBMAIL | ÁREA RESTRITA
CSS based drop-down menu
 
 
Estudantes lotam plenário durante 1º Ciclo de Palestras da Juventude
 


>>26/04/2018

Iniciando a Semana da Juventude, aconteceu nesta quinta-feira (26), no Plenário da Câmara Municipal de Três Lagoas, o 1º Ciclo de Palestras da Juventude, uma propositura do vereador Luiz Akira, autor da lei que instituiu a semana comemorativa em prol dos jovens no município. A Casa do Povo ficou lotada com alunos de diversas escolas, como Dom Aquino, João Ponce, Parque São Carlos e FUNLEC.

Luiz Akira explicou: “se eu quero um futuro melhor para os meus netos, devo fazer o possível para colaborar. Este evento marca o início da Semana da Juventude, que faz parte do calendário municipal após a aprovação de uma lei de minha autoria". Ao todo, foram ministradas três palestras durante o ciclo: “1° emprego”, com o diretor da Casa do Trabalhador, Welton Alveso; “O bom uso das redes sociais”, com o psicólogo Sydnei Ferreira Ribeiro Júnior; e “Os Malefícios das Drogas”, com o 1° Sargento Jefferson Barbosa de Paula.

Após a abertura, o primeiro a usar a palavra foi o presidente do Conselho Municipal da Juventude, Leonardo Valera, o qual encorajou os jovens para lutar pelo futuro de Três Lagoas. “Convido a todos para participarem mais ativamente do conselho, que está de portas abertas para receber sugestões”, disse Leonardo.

Armando Catrana, diretor da obra social Salesiana, afirmou que apesar de ter 80 anos, conhece muito sobre a juventude, pois já vivenciou várias gerações. "O ser humano tem um grande dom, a capacidade de amar. Além disso, possui a liberdade de escolha, que pode ser algo maravilhoso ou não. Estas escolhas partem do coração de cada um. Nós adultos talvez temos que pedir desculpas pelo mal exemplo que estamos dando a vocês jovens. Aprendam a respeitar a cada um nas suas particularidades", ressaltou o salesiano.

 

Palestras

Welton Alves, da Casa do Trabalhador, antigo CIAT, apresentou diversos dados sobre a empregabilidade no país e no município. “O primeiro emprego é sempre um desafio. Você pode ser o que quer ser, mas vai ter que lutar, vai ter que conhecer as armas que estão a sua disposição para conseguir chegar lá", explicou Welton, que apresentou os serviços oferecidos pela instituição, como orientação profissional, divulgação de vagas etc.

“A confecção dos currículos é algo muito importante, bem como a escolha da roupa para a entrevista de emprego”, alertou Welton, orientando os jovens para evitar o uso de roupas de time ou roupas muito curtas durante os processos seletivos.

O psicólogo Sydnei Ferreira Ribeiro Júnior começou sua palestra sobre o uso das redes sociais fazendo uma dinâmica. Na sequencia, apresentou hábitos que devem ser considerados durante o seu uso. "A intolerância, a irritabilidade hoje em dia é frequente nas redes sociais", afirmou Sydnei.

"Existem regras e normas em todos os ambientes, na sociedade, na escola. Elas revelam o caráter que deve ter uma pessoa. O mesmo com as redes sociais", explicou o psicólogo.

Após apresentar os direitos, apresentou também os deveres dos jovens, demonstrando na legislação quais as punições e penalidades pela violação dos deveres e pela invasão da privacidade/intimidade alheia. "As redes sociais devem ser usadas com sabedoria", ressaltou.

Para a palestra sobre “Os Malefícios das Drogas”, o 1° Sargento Jefferson Barbosa de Paula, instrutor do Proerd, começou definindo droga: "qualquer substância que, ao ser consumida, altera as funções normais do corpo". Existem as drogas lícitas (como álcool e cigarro) e as ilícitas (como maconha). Existem três tipos de drogas: alucinógenas, depressoras e estimulantes.

Jefferson alertou sobre o Narquile, apresentou doenças e males causados pelo uso das drogas e conscientizou: "nem sempre a vítima é o usuário da droga". Foi uma verdadeira aula sobre as drogas existentes e suas consequências. Para finalizar, o sargento citou um provérbio e elogiou o trabalho dos professores na instrução e exemplo para os jovens.

Luiz Akira fez o encerramento do Ciclo de Palestras da Juventude. "Tenho a certeza que cada um dos palestrantes deve ter deixado uma sementinha positiva em cada um de vocês, jovens presentes neste ciclo".



 
12/03/2024 11:36
05/03/2024 12:38
29/02/2024 21:00
27/02/2024 11:00
21/02/2024 11:05