WEBMAIL | ÁREA RESTRITA
CSS based drop-down menu
 
 
Comissão ouve servidores e funcionária de empresa de ônibus
 


>>07/06/2019

 

Na manhã desta sexta-feira (7), os vereadores que integram a Comissão de Investigação, que apura irregularidades na fiscalização e execução do contrato do transporte escolar, firmado entre a Prefeitura e as empresas de ônibus Crisptur e Clevis, ouviu dois servidores municipais e uma funcionária de empresa Crisptur.
A nova oitiva visa esclarecer mais informações sobre dados apresentados pela Prefeitura e relatórios encaminhados pelo Ministério Público.
A CI é presidida pelo vereador apóstolo Ivanildo, tem como membro o vereador Celso Yamaguti e como relator o vereador Davis Martinelli
Flavio Milanez Thomé, diretor municipal de Trânsito, foi o primeiro a ser ouvido. Ele falou sobre vistorias dos veículos, inclusive, do transporte escolar, para ver se veículos estão aptos e ações feitas pelos agentes de trânsito.
Na sequência, foi ouvido Adiran Aparecido da Silva, servidor efetivo da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, fiscal de contrato do transporte da área rural, nos últimos 5 meses, de 2018.
Os principais questionamentos dos vereadores foram sobre o contrato, controle de quilometragem (medição de linhas) e encaminhamentos.
Davis Martinelli perguntou sobre designação de Adiran para a função de fiscal, se ele havia encontrado alguma irregularidade e se foram tomadas providências e ainda se a Crisptur encaminhava relatórios para a administração municipal.
Adiran explicou que na função inicial acompanhou os motoristas, para conhecer as linhas e calculava os km rodados, informou ainda sobre relatórios entregues na Semed e o que pode fazer desempenhou o trabalho dele.
O presidente da CI, vereador apóstolo Ivanildo, fez questionamentos sobre informações existentes na documentação enviada pela prefeitura e pelo Ministério Público, como a falta de assinaturas de motoristas em planilhas e ainda divergências de km nos dois documentos.
Celso Yamaguti buscou esclarecer dúvidas sobre a diligência feita pelo MP, em novembro de 2018, se era de conhecimento do servidor. Esse informou que não e quem tinha acompanhado.
Adiran não tinha conhecimento ou não soube responder informações referentes a falta de logotipos de uma das empresas, em relatórios de viagens e sobre a diferença de kms, nas documentações que têm acesso.
A coordenadora operacional, da empresa Crisptur, Tatiane Maniscalco Felício de Souza, foi a terceira a ser ouvida. Ela compareceu acompanhada de uma advogada.
Durante a oitiva, ela foi questionada sobre contratos, sobretudo, um valor de R$ 245 mil a mais, com um aditivo do contrato.
O presidente da CI quis saber se ela tinha conhecimento da investigação envolvendo a empresa que ela representa, se havia sido convocada pelo Ministério Público.
Yamaguti perguntou se há algum procedimento para rastreamento nos ônibus, para melhor fiscalização das linhas, kms. Tatiane informações que sim e que somente, na região de Vera Cruz que será necessário ver por conta do sinal da internet.
A diferença de quilometragem, também foi questionada pelos parlamentares, mais uma vez. Chama atenção dos vereadores, a diferença de 35 km rodados a mais, no relatório da Prefeitura, em comparação com o relatório feito pelo MP, após diligência.
O objetivo foi saber se a empresa detectou alguma diferença e informou ao município.
Tatiane informou que é algo que não é possível identificar de imediato e que até ano passado, recebia mapas, enviados pela Semed, mas que neste ano, apenas notificações e por e-mails e que a fiscalização, por funcionário da empresa ocorre em todo o trajeto.
Neste sentido, os vereadores perguntaram sobre a fiscalização diária, do transporte equipamentos como tacógrafos, a proibição de transferência de serviço, pagamento de kms e reajuste do valor de contrato, acima do IPCA.
Toda a oitiva foi transmitida pelo Youtube e ainda gravada para que a filmagem seja anexada ao relatório final da Comissão de Investigação.



 
 
12/03/2024 11:36
05/03/2024 12:38
29/02/2024 21:00
27/02/2024 11:00
21/02/2024 11:05