WEBMAIL | ÁREA RESTRITA
CSS based drop-down menu
 
 
Meio século de operação de usina é destaque em Sessão Solene
 


>>27/06/2019

 

Como um reconhecimento pela importância que a usina de Jupiá tem para Três Lagoas e região, a Câmara Municipal de Três Lagoas promoveu uma sessão solene alusiva aos 50 anos de operação, na noite desta quarta-feira (26).

Responsável pelas Relações Institucionais, da CTG Brasil, Douglas Souza, recebeu uma Moção de Congratulação em nome da empresa, atual gestora da usina.

A honraria foi proposta pelo vereador Luiz Akira e aprovada em Plenário pelos demais vereadores.
Autoridades como o vice-prefeito de Três Lagoas, Paulo Salomão, o vice-prefeito de Bataguassu, Akira Otsubo, as vereadoras Cristina e Sirlene e ainda o comandante do 2º Batalhão da PM, major Ênio e o tenente Bruno, na 2ª Infantaria de Artilharia (Exército Brasileiro) prestigiaram a homenagem.

A parte cultural do evento ficou por conta do Coral da escola Sesc, formado por alunos de diversas faixas etárias, que interpretaram hits em inglês.

Primeiro a falar, o ex-vereador de Três Lagoas, ex-deputado estadual e atual vice- prefeito de Bataguassu, Akira Otsubo foi o primeiro a falar. Ele ressaltou a importância da homenagem, sobretudo, pela relevância da usina não somente para o município, como para o país, desde a época da ativação, quando ele era representante do Legislativo Municipal.

Ele relembrou a época da instalação da usina, a articulação política, a realidade do município, época que Três Lagoas era área de segurança nacional e o quanto a usina trouxe de progresso e desenvolvimento para o Brasil, mas um impacto social muito grande, sem contrapartida ou ressarcimento, para Três Lagoas. No entanto, foi a oportunidade de se alavancar muito do que se tem hoje, na cidade.

Até mesmo o início da construção de um hospital, onde hoje é o Distrito Industrial, foi citada por Otsubo.

Ao finalizar ele, ressaltou que para a nova realidade é preciso buscar parcerias, uma das importantes missões da Câmara também, visando propiciar oportunidades, sobretudo, para a juventude.

Na sequência, ocorreu a exibição de vídeos institucionais, contando sobre os objetivos e atuação da CTG, não somente no município, mas no país.

A CTG fará um investimento de R$ 3 bilhões nas usinas de Jupiá e Ilha Solteira, ambas representam o maior complexo hidrelétrico, das regiões Centro Oeste e Sudeste, com capacidade total instalada de 4.995 megawatts de energia.

Ao usar a Tribuna para falar da homenagem, Douglas Souza, primeiro, agradeceu pela honraria, falou da emoção de assistir a apresentação dos alunos do Sesc.

Ele ainda aproveitou para reforçar mais informações sobre a CTG, como o período de concessão, por 30 anos.
“Penso que começamos bem, com bastante projetos em andamento, grandes parcerias com município de Três Lagoas e toda região, nas áreas de sustentabilidade, educação ambiental, esporte, cultura, contamos com apoio de vocês para identificar onde investir”, enfatizou a mencionar um início de parceria com o Legislativo Municipal, iniciada por meio da visita do vereador Luiz Akira a vista, recentemente.

Douglas também mencionou projetos locais, como o musicando talentos, que é realizado no contra turno da escola e oferta aulas de música, para adolescentes do município.

A CTG Brasil, atualmente, tem 11 parques eólicos, 14 usinas hidrelétricas, no país. E, as de Ilha Solteira e Jupiá são as maiores. A empresa tem um quadro de funcionários com 97% de brasileiros. É um grupo que está em 47 países e tem como principal negócio a geração de energia limpa.

Ao finalizar, Douglas fez um convite, falou que a CTG está retomando o programa de visitas (de segunda a sexta) e que todos podem conhecer a estrutura e história de construção da usina.

Uma noite especial e que ficará marcada na história empresa foram as palavras finais do discurso do representante de relações institucionais da CTG.

Encerrando a solenidade, o vereador Luiz Akira fez questão de agradecer cada um dos presentes, citou nomes das autoridades, das colegas vereadoras, falou da importância do pai (um exemplo de vida) e do apoio da presidência da Casa de Leis, dos assessores do gabinete dele e dos funcionários da Casa de Leis, para a realização da homenagem.

“Meio século é resultado de muito trabalho e responsabilidade, desde o inicio. A qualificação, ao longo do tempo, demonstra reponsabilidade com nosso município. Sob a direção da CTG, a usina de Jupiá passará por um processo de modernização, sem precedentes, um projeto ousado e auspicioso. Não tenho duvidas que os próximos 50 anos terão a assinatura de um projeto arrojado”, ressaltou o vereador.

Ele finalizou, afirmando que a Casa de Leis está a disposição dos representantes da CTG, que com olhar diferenciado estão pensado no bem estar da população e do país. E, que a Moção de Congratulação reflete o coração e o sentimento da população de Três Lagoas.

O vídeo da sessão está disponível no Youtube, através do Cidadania Canal.

 

 

 

 

 

 



 
 
26/03/2024 12:08
21/03/2024 22:00
19/03/2024 21:00
19/03/2024 13:31
12/03/2024 11:36