WEBMAIL | ÁREA RESTRITA
CSS based drop-down menu
 
 
Apoio e informações sobre oportunidades de emprego são destaques em palestras para jovens
 


>>16/08/2019


Com mais um ano de Plenário lotado e palestras voltadas para o primeiro emprego, a Câmara promoveu o II Ciclo de Palestras da Juventude. O objetivo também foi divulgar as funções do Legislativo Municipal, destacando as atribuições dos vereadores e acesso a informação sobre à Casa de Leis.
O vereador Davis Martinelli, assistentes sociais, do setor de Habitação, servidores, representantes das indústrias e o comandante do Corpo de Bombeiros, tenente coronel Arruda prestigiaram o evento.
Na abertura do evento, o vereador Luiz Akira agradeceu todos os presentes - palestrantes e convidados - e falou da felicidade de
realizar mais um evento, que propiciará um amplo conhecimento sobre temáticas de interesse dos jovens.
“A juventude deve ser aproveitada ao máximo, é uma passagem, com acentuada vontade de conquista, também temida, por conta do futuro e é preciso pensar em Políticas Públicas para boas práticas de responsabilidade, para que o jovem seja o protagonista de grandes momentos na história”, ressaltou.
Akira ainda lembrou que é preciso que cada um faça a sua parte pela juventude, para que se possa avançar na promoção de direitos e emprego. Neste sentido, ele lembrou do papel dos representantes do Legislativo Municipal.
O vereador também reforçou que o objetivo do Ciclo de Palestras é auxiliar para um futuro melhor, contribuindo com informações, que possam enriquecer a vida de cada jovem.
Participaram do evento na Câmara, alunos das escolas: Colégio Elite, Missão Salesiana, Escola Estadual Dom Aquino, Escola Estadual Edwards Correa, Escola Parque São Carlos, lotam o Plenário.
A parte cultural do evento ficou por conta da Banda Marcial Cristo Redentor, que fez uma exibição, nos minutos iniciais do evento e ainda do Trio Cultural e do estudante da Escola Jomap, Bruno Carvalho Assis.

Palestras
No que se refere as palestras, quatro profissionais e mais um diretor fundador do Centro Salesiano Jesus Adolescente, mestre Armando Catrana se revezaram para contribuir com informações atuais e mensagens positivas sobre emprego, elaboração de curriculum, perfil e postura para atender as empresas locais, projeto Jovem Aprendiz e ainda sobre a riqueza que cada jovem traz consigo.
Com a responsabilidade de falar sobre o tema: O jovem, o Ambiente e a "Morsa" da sociedade no processo educativo, o diretor e fundador, da Missão Salesiana de MT - Centro Juvenil Jesus Salesiano, Mestre Armando Catrana, foi o primeiro palestrante, do II Ciclo de Palestras da Juventude.
Ele destacou na fala inicial o quanto o ambiente negativo influencia o jovem.
Os educadores muitas vezes desanimam e os jovens além de mais livres, sentem se também mais largados.
Lembrou de Dom Bosco, que dizia que em todo jovem, até o mais desgraçado, há sempre um ponto acessível. E, todo educador deve acessar este ponto.
Pediu para que todos refletissem sobre a palavra "educar", para muitos significa conduzir, levar pela mão, para outros, tradutores, puxar para fora, para cima.
“O educador tem a missão de "puxar para fora", a riqueza pessoal, que cada jovem carrega em si, o bem que Deus colocou no coração de todos”, enfatizou.
Ele ainda lembrou que todos nascemos com o marco de ser imagem e semelhança de Deus e
enfatizou que um ambiente acolhedor ao jovem deve existir. E, finalizou fazendo um convite: para “tirar para fora”, os valores autênticos que temos, para que a vida de cada um possa se enriquecer e que a educação é um fato permanente, constante, um crescer constante. Nunca deve se achar, sentir que tudo já foi feito.
Sadi Amaral, coordenadora pedagógica do Centro Salesiano Jesus Adolescente e Mariana Ferreira, assistente social, apresentaram o Núcleo Profissionalizantes do Centro.
Entre as informações destacadas por Sade está o total de jovens, em atividade nas empresas e entidades, do município, atualmente, no caso 100 jovens, com idade entre 16 anos a 19 anos (via contratos de 11 meses).
O Centro oferece aos jovens um curso de Assistente Administrativo.
O Jovem Aprendiz é acompanhado na escola, não pode ter falta ou nota vermelha.
Ela destacou o Hospital Auxiliadora como principal parceiro, dando oportunidade para muitos jovens.
A assistente social, Mariana, que é quem avalia e encaminha os jovens para as oportunidades de trabalho, mostrou informações para um bom curriculum, como se portar em entrevistas e até mesmo a importância de vestimentas, ao se apresentar para um vaga de trabalho.
Carlos Alberto Cofre, gerente corporativo, da Metalfrio, falou sobre primeiro emprego.
Uma boa prática deve ser o aproveitamento dos jovens. Neste sentido, ele citou o sistema de rotatividade, dos jovens, em diversos setores, da Metalfrio, como um primeiro ponto importante.
Outro destaque é que os empregos estão cada vez mais escassos. Ele fez questão de falar que os cursos técnicos são grandes possibilidades, são baratos, alguns gratuitos e pode ser um acesso a um caminho diferente, nas empresas. “Não fiquem vendo a vida passar, é importante estar a frente dos demais, para ser o primeiro a ser escolhido”.
Ele aproveitou também para destacar a empregabilidade do jovem no século XXI, que significa não só conquistar, mas, manter-se no emprego. Ela está relacionada a qualquer modalidade de trabalho.
Empreender e sua importância, no momento atual, também foi lembrado pelo palestrante.
Fazer uma lista de pontos fortes pontos e pontos fracos, conhecer as próprias habilidades, foi uma dica citada por Carlos, assim como, fazer testes vocacionais e buscar mais informações com pessoas bem sucedidas.
Outra dica dada por ele foi investir no comportamento. “Não se pode perder a oportunidade de deixar uma boa primeira impressão, porque pode-se não ter uma segunda chance”, destacou.
Conhecer a empresa contratante foi outra informação destacada pelo palestrante. "Jamais deixem de consultar os sites das empresas, antes de ir para uma entrevista de emprego".
Carlos finalizou mostrando um vídeo sobre a Metalfrio, para o público tivesse uma ideia das atividades da fábrica de freezers, em atividade, no município.
Na sequência, a Analista de Comunicação, da Câmara Municipal, Ana Maria Barbosa, falou sobre o Poder Legislativo.
Por meio de uma dinâmica, a servidora do Legislativo Municipal, há 13 anos, convidou alguns jovens presentes para a leitura de um material institucional - que divulga as funções da Câmara e dos vereadores, por meio de três personagens, a capivara, o jacaré e a arara - propondo uma dinâmica, para introduzir o tema para o público presente.
Legislar, fiscalizar e levar as necessidades da comunidade para o Executivo foram os principais destaques da dala da analista, sobre algumas das funções do vereador.
A transmissão das sessões, o portal da Câmara, um passo a passo do acesso as leis municipais, o mini curriculum de vereadores, Portal da Transparência foram mostrados, para os jovens conhecerem um pouco mais das ações, da Câmara Municipal de Três Lagoas.
A quantidade de vereadores e respectivos subsídios (salários) deles, dos servidores da Casa de Leis foram outras informações divulgadas por Ana Maria.
Ao encerrar o II Ciclo de Palestras, o vereador Luiz Akira, propositor do evento, falou do orgulho de mais uma vez, mais um novo ano, promover a integração entre os jovens, propondo palestras e debates, para ajudar nas escolhas e caminhadas de cada um.
Ele ainda leu um texto sobre Jovens Brilhantes, deixando uma mensagem positiva ao público presente.

 



 
27/03/2024 21:00
26/03/2024 12:08
21/03/2024 22:00
19/03/2024 21:00
19/03/2024 13:31