WEBMAIL | ÁREA RESTRITA
CSS based drop-down menu
 
 
Recadastramento biométrico foi debatido em audiência pública
 


>>25/09/2019

Na manhã desta quarta-feira (25), atendendo ao pedido do edital nº236 do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul, a Câmara sediou audiência pública para sobre o recadastramento biométrico, com o intuito de sensibilizar e mobilizar eleitores, classe política  e demais segmentos da sociedade três-lagoense acerca da importância de se realizar o recadastramento.

Estiveram presentes os juízes eleitorais Dra. Aline Beatriz de Oliveira Lacerda e Dr. Rodrigo Pedrini Marcos; o secretário do comitê gestor Eduardo Nagata; e representando o poder executivo, o vice Paulo Salomão. A audiência foi presidida pelo vereador André Bittencourt, presidente da Câmara dos Vereadores de Três Lagoas.

Após a abertura, Nagata ressaltou a importância do recadastramento: “a revisão busca garantir a unicidade do voto de cada cidadão, mitigando erros e fraudes. É mais segurança na identificação do eleitor. E também, o recadastramento vai ser integrado ao banco de dados para emissão do Documento Nacional de Identidade – DNI”.

“Três Lagoas está bem abaixo da média nacional do eleitorado com biometria. No Brasil, quase 73% já realizaram o recadastramento. Em Três Lagoas estamos pouco abaixo dos 62% do eleitorado revisado”, destacou Eduardo, que na sequencia explicou quem deve fazer e quais são as consequências para quem não fizer o recadastramento.

“O prazo para atendimento em Três Lagoas encerra no dia 8 de outubro, sem previsão de prorrogação”, alertou Nagata. Para fazer o recadastramento, o eleitor deve comparecer no cartório eleitoral apresentando original e cópia de documento de identidade com foto, comprovante de residência, das 8h às 18h. “No sábado, dia 05 de outubro, haverá atendimento especial das 8h às 14h”, anunciou.

A palavra foi aberta para perguntas e respostas, onde membros da comunidade, vereadores e servidores da Câmara tiraram suas principais dúvidas, como, o que acontece com o servidor público que não realizar o recadastramento. “O título será cancelado e o servidor não poderá receber o salário até regularizar sua situação”, respondeu o secretário.

Durante a audiência, a juíza eleitoral Dra. Aline Lacerda disse que precisam de mais funcionários para estas últimas semanas do recadastramento e solicitou que se estude a possibilidade de permitir a realização de horas extras dos funcionários cedidos pela Câmara e Prefeitura, para que sejam compensados depois.



 
12/03/2024 11:36
05/03/2024 12:38
29/02/2024 21:00
27/02/2024 11:00
21/02/2024 11:05