WEBMAIL | ÁREA RESTRITA
CSS based drop-down menu
 
 
Câmara inicia ano instituindo “Cachorródromo” e campanha contra copos e canudos plásticos
 


>>11/02/2020

Durante primeira sessão ordinária do ano, vereadores aprovam cinco projetos de lei.

 

Na manhã desta terça-feira (11), os vereadores se reuniram no plenário da Câmara Municipal de Três Lagoas para realizar a 1ª sessão ordinária de 2020, analisando nove matérias em pauta, sendo um veto e oito projetos de lei. O veto e mais três projetos foram encaminhados para análise das comissões, os demais itens foram aprovados.

O primeiro projeto de lei (PL) aprovado foi o nº25, que dispõe sobre a criação de setor ou guichê específico para recebimento de alvará judicial nas instituições financeiras do município. Na sequência, foi aprovado o PL nº69, instituindo o programa “Cachorródromo – Espaço Público para Cães”. Também foi aprovado o projeto nº110, instituindo a “Semana da Virada Animal” e o projeto nº 153 instituiu a “Semana no esporte” no município.

Para incentivar o desuso de canudos e copos plásticos, foi aprovado o PL nº131 instituindo o “Selo Consciência Coletiva”. Os vereadores Apóstolo Ivanildo e Gilmar Garcia, usaram a justificativa de voto para falarem sobre o projeto. “Ele não proíbe, mas apenas incentiva os empresários para deixarem de usar canudos e copos plásticos”, explicou Apóstolo. “Essa é mais uma política importante, principalmente para a questão ambiental. Nós [vereadores] não podemos tudo, como proibir ou impor algo. Mas podemos propor políticas de conscientização”, enfatizou Gilmar.

Os requerimentos foram votados e aprovados em bloco.

 

Falas na tribuna

Como de costume, diversos foram os assuntos tratados na tribuna pelos vereadores. Sargento Rodrigues, Tonhão, Realino e Celso Yamaguti, por exemplo, falaram sobre a UFN3. “Muitos comemoraram o anúncio da venda feito pela Petrobrás. Porém, como já vi tantas vezes estas tratativas que estou descrente. Espero que realmente agora ocorra e essa novela acabe. Não vou comemorar até que se concretize. E que esse seja o capítulo final, gerando emprego”, afirmou Sargento.

“Sobre a famigerada UFN3, recordo as expectativas que ela trouxe, em 2010, e a decepção quatro anos depois. Uma dívida de 37mi apenas para empresários locais, pois são mais de 400mi em dívidas”, relatou Tonhão, que também apresentou alguns dados: “o edital divulgado prevê que as empresas interessadas terão até março para acessar dados sigilosos da empresa para decidir sobre a compra. Assim, o processo pode demorar até 90 dias. Um prazo rápido para alguns, lento para outros”.

Sobre o caso FAPEC, os vereadores Flodoaldo, Renée e Gilmar e Realino falaram sobre os erros cometidos pela empresa contratada para o processo seletivo de professores temporários, gerando o adiamento do início das aulas em pouco mais de uma semana. “Previsibilidade é o ato do bom gestor de prever possíveis problemas. Isso não aconteceu. Poderia ser previsto considerando os anos anteriores que já não estava bem”, destacou Renée.

Tonhão falou sobre o Hospital Regional: “quero comemorar anúncio feito recentemente pelo governo afirmando possuir reserva para equipar o Hospital, garantindo funcionamento até o final de junho de 2020. São 400 empregos diretos, 20 indiretos, 10 municípios atendidos na região. Vamos desafogar o HNSA e o curso de medicina também vai se beneficiar”.

Renée Venâncio relatou sobre o desfecho do caso de racismo que sofreu no ano passado. “Um professor me chamou de ‘Capitão do mato’ e foi condenado. Essa foi a primeira condenação por racismo no estado do Mato Grosso do Sul. Não fiquei feliz, mas achei bom para demonstrar que pessoas que fazem racismo estão sujeitas a penalidade”, enfatizou.

Akira, Sirlene, Sargento Rodrigues falaram sobre os terrenos sujos, pedindo mais conscientização da população e força punitiva. Além das falas, os vereadores apresentaram suas indicações e requerimentos, a maioria dirigida para a Secretaria de Infraestrutura, Transporte e Trânsito.



 
12/03/2024 11:36
05/03/2024 12:38
29/02/2024 21:00
27/02/2024 11:00
21/02/2024 11:05