WEBMAIL | ÁREA RESTRITA
CSS based drop-down menu
 
 
Vereadores solicitam melhorias em infraestrutura, saúde, educação e segurança
 


>>10/03/2021

Durante a 7ª sessão ordinária, realizada nesta quarta-feira (10), os vereadores apresentaram indicações e requerimentos em prol de melhorias, principalmente, na área de infraestrutura. Questões de saúde pública, educação e segurança também foram temas das solicitações.

Como de costume, pedidos de operação tapa-buracos, pavimentação, drenagem, patrolamento e encascalhamento foram maioria no total de pedidos. Nesta sessão, os bairros contemplados nos pedidos foram: Jardim Alvorada, Vila Piloto, Quinta da Lagoa, Jardim Novo Aeroporto, Jardim Glória, São Carlos, Real Park, Jardim Roriz, Jardim Rodrigues, Santos Dumont, Vila Nova e Jardim dos Ypes.

Para a pasta de Saúde Pública, os vereadores Marcus Bazé e Charlene Bortoleto apresentaram solicitações visando o combate à Dengue. Bazé pediu a implantação de pontos de coleta de objetos (caçambas) em pontos estratégicos dos bairros da cidade (com maiores números de casos de dengue) para minimização/erradicação da proliferação de mosquitos transmissores de doenças nesta época de isolamento social devido à pandemia do Covid-19.

Na justificativa, Marcus considerou o afastamento social em virtude da pandemia e os manifestos para que a população realizasse a limpeza de seus terrenos, de forma a erradicar ou minimizar os problemas relativos à dengue, “que em nosso município infelizmente há muita incidência”, ressaltou.

Charlene pediu que seja enviado um relatório com os números de atendimentos dos casos de dengue na cidade no ano de 2020, bem como dos primeiros meses desse ano de 2021. “Solicito ainda que sejam informadas quais as ações realizadas e a serem realizadas pelo município para combate à doença e outras medidas adotadas para diminuição da incidência de caso”, complementou Charlene.

Na mesma linha, o vereador Britão do Povão apresentou indicação para a secretaria de Meio Ambiente, solicitando limpeza de área de lazer na rua Airton Senna da Silva, S/N, na Vila Piloto. “Os moradores estão pedindo esta limpeza para incentivar a prática de esporte e dar melhores condições para a comunidade. O campo está tomado por grande quantidade de lixo e insetos”, justificou nas indicações.

Embora tenha solicitado melhoria em infraestrutura, o pedido da vereadora Marisa Rocha também é em prol da Saúde Pública: reurbanização no bairro Cinturão Verde, adicionando placas nos lotes e nas ruas para melhor identificação. “A dificuldade de localizar os lotes e ruas é muito grande. Inclusive, reportaram que o Corpo de Bombeiro fica perdido, pois não acha os lotes e nem as ruas e demoram alguns minutos até achar o local da ocorrência. Com a instalação de placas nos lotes e a sinalização de ruas, ajudará não só os moradores, mas todo o Poder Público e serviços adjuntos”, justificou no pedido.

Por meio de requerimento, encaminhado ao poder executivo e à secretaria de Saúde Pública, solicitou informações e o motivo pelo qual o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) não atende as ocorrências do bairro Cinturão Verde quando é chamado, orientando quem está na ligação para chamar o Corpo de Bombeiro.

“Chegou ao conhecimento desta vereadora que no sábado (26/02/2021), o SAMU foi acionado para uma ocorrência no bairro Cinturão Verde, e então orientou para que reportasse essa ocorrência para o Corpo de Bombeiro, haja vista que ali é considerada área rural. Com todo este transtorno de serviços e de todo o itinerário, além dos problemas de saúde do paciente, infelizmente veio a óbito na Unidade de Pronto Atendimento (UPA)”, relatou Marisa.

Também na área de saúde, por meio de requerimento ao poder executivo e à secretaria de Saúde Pública, Dr. Paulo Veron pediu esclarecimentos sobre o cumprimento da Lei nº3.716/2020, que criou gratificação financeira temporária e transitória aos profissionais da saúde que atuam nas ações de monitoramento de casos suspeitos, confirmados e contatos de COVID-19, no âmbito da atenção primária e vigilância em saúde do Município de Três Lagoas. “Há relatos de funcionários da saúde de que até a presente data não receberam a gratificação que foi estipulada para pagamento nos meses de outubro, novembro e dezembro de 2020”, apresentou Veron no pedido.

Na área de segurança pública, Sayuri Baez apresentou indicações para o poder executivo. Em uma, solicitou que indique ao comandante do 2° Batalhão da Polícia Militar, para que implante o sistema de revezamento na base móvel desta cidade. “Os moradores desta cidade clamam por mais segurança e se futuramente for implantado o sistema de revezamento na base móvel da polícia militar, localizada na maior parte do tempo na praça da bandeira, será ótimo para a população. Contudo todos sabem que a criminalidade está aumentando cada vez mais, e alguns bairros precisam de um pouco mais de atenção, logo é de suma importância que implante o sistema de revezamento da referida base. A medida possui apenas um fundamento, proporcionaria mais segurança aos moradores desta urbe”, justificou no pedido.

Davis solicitou ao poder executivo, com cópia para a secretaria de Educação e Cultura, conforme o art. 8 da Lei nº12.527, de 18 de dezembro de 2011, dados sobre os Centro de Ensino Infantil (CEIs) com os seus respectivos: nomes, diretores, capacidade de atendimento, total na lista de espera, grupos, a quantidade de alunos, período (matutino, vespertino ou integral).

Ainda para a pasta de Educação, Prof. Negu Breno, de forma verbal, apresentou requerimento solicitando sobre a volta do ensino remoto, sendo aprovado por todos os vereadores.

Por fim, Dr. Cassiano Maia apresentou indicação para a secretaria de Meio Ambiente, solicitando a criação do Bosque Memorial da Vida, “em homenagem aos mortos vítima da Covid-19 (devidamente identificados em cada árvore) em nosso município, onde cada árvore (originária do Cerrado) que floresça pelo menos uma vez ao ano, possa representar cada um de nossos moradores vitimados pela doença”, justificou.



 
26/03/2024 12:08
21/03/2024 22:00
19/03/2024 21:00
19/03/2024 13:31
12/03/2024 11:36