WEBMAIL | ÁREA RESTRITA
CSS based drop-down menu
 
 
Câmara aprova projeto que viabiliza a intenção do município em adquirir vacinas
 


>>17/03/2021

Na manhã desta quarta-feira (17), os vereadores se reuniram no plenário da Câmara Municipal para realizar a 9ª sessão ordinária de 2021, que recebeu Alcides Divino Ferreira, coordenador de Endemias, e Elaine Regina de Souza Oliveira, presidente do Sindicato dos Trabalhadores nos Correios, Telégrafos e Similares de Mato Grosso do Sul (Sintect-MS). Na pauta do dia, analisaram oito matérias, sendo sete projetos de lei e um projeto de resolução, aprovando três em caráter de urgência e encaminhando os demais para as comissões permanentes da Casa de Leis emitirem parecer.

O primeiro a usar a tribuna foi Alcides, que explicou como funciona o fumacê da dengue, a pedido da vereadora Sayuri Baez. De acordo com o coordenador, este recurso não deve ser usado sempre, pois interfere bastante no meio ambiente. Além disso, alertou: “as pessoas tem que deixar as janelas abertas, pois os mosquitos transmissores são altamente ‘caseiros’, vivem dentro das casas”.

A presidente do Sindect-MS explanou sobre a importância dos Correios, maior empresa pública do Brasil. Citou a entrega das provas do Enem, livros didáticos, urnas eletrônicas durante os pleitos eleitorais, como ações de grande importância desenvolvidas pela empresa. Elaine buscou apoio dos vereadores para serem contra a privatização, apresentando informações, dados sobre lucros e ações. “Em 2020, os Correios arrecadaram mais de 1bi”, enfatizou.

 

Projetos de lei

Foram aprovados os projetos de lei:

- PL nº29, de 16 de março de 2021: “autoriza o poder executivo a doar bens inservíveis à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Três Lagoas”.

- PL nº30, de 16 de março de 2021: “ratifica protocolo de intenções firmado entre municípios brasileiros, com a finalidade de adquirir vacinas para combate à pandemia do coronavírus; medicamentos, insumos e equipamentos na área da saúde”.

- Projeto de Resolução nº2, de 17 de março de 2021: “altera dispositivos da Resolução nº6/2017, que constitui comissão especial”. Com essa aprovação, passam a compor a comissão especial, que analisará as cessões em comodato para posterior doação, os vereadores: Marcus Bazé, Jorginho do Gás e Marisa Rocha.

 

Estão em tramitação, aguardando parecer das comissões permanentes:

- PL nº3, de 03_de fevereiro de 2021: “institui o programa Bairro Empreendedor no âmbito do município de Três Lagoas”.

- PL nº7, de 10_de fevereiro de 2021: “dispõe sobre a inclusão em locais de frequência infantil, de placas referentes à denúncia de crime de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes”.

- PL nº26, de 11 de março de 2021: “autoriza o município de Três Lagoas a realizar transações financeiras de pagamento de pessoal e serviços através do PIX”.

- PL nº27, de 11_de março de 2021: “reconhece como essenciais para o município de Três Lagoas, as atividades desenvolvidas por indústrias em geral; comércio varejista; comércio popular do tipo camelô, regularmente licenciados; entrepostos de distribuição de alimentos e feiras de produtos hortifrutigranjeiros e produtos rurais; bares, restaurantes e lanchonetes; shoppings centers e praças de alimentação; salão de beleza, cabeleireiros, barbearias e manicures; escritórios e empresas no segmento de advocacia, contabilidade e afins; academias e esportes de alto rendimento, inerentes às modalidades olímpicas; e o poder legislativo”.

- PL nº28, de 15 de março de 2021: "autoriza o poder executivo a ceder em comodato, para posterior doação, área à IFC Indústria e Comércio de Condutores Elétricos Ltda”.

 

Moção de Pesar

Os vereadores apresentaram Moção de Pesar coletiva pelo falecimento do Sr. José Nunes Marques, nascido em 13 de maio de 1936, uma personalidade conhecida e de grande influência na sociedade três-lagoense.

“Zé Picuá”, como era mais conhecido, foi diretor social dos extintos Três Lagoas Clube e Comercial Esporte Clube. Fez parte também do Sindicato Rural de Três Lagoas e trabalhou na prefeitura durante a gestão do ex-prefeito Issam Fares. Casado com Neuza Marques, com quem teve três filhos Patrícia Marques, Diógenes Marques e Simone Marques Prado. Zé Picuá foi ainda proprietário de uma das mais tradicionais lojas da cidade, “O Paraiso dos Presentes”, pioneira do ramo de artigos infantis.

Ele era amável, sorridente e gostava de ajudar as pessoas, se preocupando sempre com o problema de cada um, principalmente, dos amigos. Palmeirense roxo, gostava de uma música boa e como não poderia ser diferente, de um bom churrasco. Contador de história era uma enciclopédia viva quando se tratava de relatar acontecimentos ocorridos em Três Lagoas.

Aos seus familiares, principalmente a seus filhos e esposa, nossas sinceras condolências pela perda irreparável. Manifestando nosso profundo respeito e rogando a Deus que traga conforto aos corações enlutados. Desejo que a paz, o consolo e a força da fé reinem no meio de todos, primando o Amor a Deus sobre todas as coisas para que o Senhor Zé Picuá descanse em paz.



 
26/03/2024 12:08
21/03/2024 22:00
19/03/2024 21:00
19/03/2024 13:31
12/03/2024 11:36