Realino pede volta da caravana da saúde no município

>>04/12/2018

Durante a 41ª sessão ordinária desta terça-feira (04), o vereador Realino falou no pequeno expediente para fazer uma observação sobre um projeto da Assistência Social, que chegou em regime de urgência. “O projeto não prejudica a Rede Feminina. O que a senhora Ivanir veio pedir é um apoio maior para esse importante projeto no município”, explicou Realino sobre a fala da representante da Rede, que apresentou os trabalhos da instituição.

“Realizamos atendimento social, psicológico, físico-funcional, oficinas de artesanato, eventos e atividades sobre autoestima e prevenção, consultoria jurídica e muito mais”, apresentou Ivanir. Para ilustrar, trouxe alguns dados de 2018: “atualmente são 203 usuários cadastrados; foram realizadas 528 visitas sociais, 117 visitas psicológicas, 124 visitas do projeto “Ombro Amigo”, 1.224 viagens e transportes; foram entregues 386 kits de alimentação, 96 suplementos e 15 perucas”. Por fim, anunciou: “hoje fomos desligadas do Conselho de Assistência Social, por não nos enquadrar nos parâmetros deles, e fomos encaminhados para a Saúde”.

“Um dos principais serviços que prestamos para o município é o transporte solidário, mas temos muito gasto com isso. Precisamos de ajuda para manter nossa instituição funcionando”, enfatizou Ivanir, pedindo o apoio dos vereadores para novas formas de recursos à instituição. Esse pedido gerou comoção e fez com que os vereadores usassem a tribuna para se declararem solidários. “Muito obrigado pelo trabalho que vocês realizam em nosso município”, destacou o vereador Tonhão. “Não sei se é certo mudar o apoio da Rede Feminina da Assistência Social para a Saúde, que tem um orçamento já carimbado”, criticou o vereador Luiz Akira após declarar apoio à Rede.

Indicações e requerimento

De volta à tribuna no grande expediente, o vereador defendeu suas indicações e requerimentos. Para a secretaria de Infraestrutura, Transporte e Trânsito, solicitou encascalhamento e nivelamento em todas as ruas do bairro da Vila Zucão. Para a secretaria de Esporte e Juventude, o conserto das torneiras e bebedouros da área externa da Sejuvel, localizado próximo da caixa de areia. E para a secretaria estadual de Saúde, retomar a caravana da saúde no município de Três Lagoas.

Por meio de requerimento a Agepan, solicitou que informe se a Viação São Luiz possuiu contrato de concessão da linha de Transporte Rodoviária de Três Lagoas a Campo Grande, e com qual frequência é fiscalizado esta empresa.

Convênio com ACITL

Na explicação pessoal, Realino disse que o valor do convênio com a Associação Comercial é em benefício da população, com brindes, incentivos aos lojistas e muito mais. Sargento Rodrigues questionou se será dado apoio a outras associações com a mesma facilidade. “Esse repasse de 52 mil reais eu apoiei porque quero ver o comércio premiar a população e ajudar os empresários três-lagoenses. Mas vou cobrar, e vou cobrar firme, para repasses a associações menores, que sempre vieram pedir apoio, mas nos disseram que a prefeitura não podia ajudar porque não tinha legalidade”, desabafou Rodrigues.

05/03/2024 12:38
29/02/2024 21:00