WEBMAIL | ÁREA RESTRITA
CSS based drop-down menu
 
 
Vereadores encerram período legislativo com sessão solene
 


>>20/12/2023

 

 

Na noite do dia 20 de dezembro, ocorreu uma sessão solene, para entrega de títulos e moções para representantes do comércio de Três Lagoas, no Plenário da Câmara de Três Lagoas. Na oportunidade, ferroviários, engenheiro, servidor público, pedagogo, educador físico, diretor municipal, advogada e presidente de sindicato.

As proposituras foram de autoria dos vereadores: Evalda Reis, Dr. Issam Fares Júnior, Silverado e Marcus Bazé. Trata-se de homenagens aprovadas em Plenário e são um reconhecimento pela atuação e serviços prestados junto à comunidade.

A lista de homenageados e vereadores proposituras ficou definida da seguinte forma:

FILDECINO DA SILVA GUIDIO FILHO

MOÇÃO DE RECONHECIMENTO

DR. ISSAM

SÉRGIO ROBERTO ALVES DA SILVA

MOÇÃO DE RECONHECIMENTO

EVALDA

ÁGUA MINERAL AQUARELA - MURILO THOME

MOÇÃO DE CONGRATULAÇÃO

DR. ISSAM

LUCAS GOMES OLIVEIRA CAMPOS

MOÇÃO DE CONGRATULAÇÃO

MARCUS BAZÉ

DROGARIA ODEON LTDA

MOÇÃO DE CONGRATULAÇÃO

DR. ISSAM

EURIDES SILVEIRA DE FREITAS

MOÇÃO DE CONGRATULAÇÃO

DR. ISSAM

CARLOS NIMAR SOARES DE OLIVEIRA

TÍTULO DE CIDADÃO TRÊS-LAGOENSE

MARCUS BAZÉ

FABIO MELO DIAS

MOÇÃO DE CONGRATULAÇÃO

DR. ISSAM

JOAQUIM KIOSHI YAMAMOTO

TÍTULO DE CIDADÃO BENEMÉRITO

SILVERADO

NILSON MARIANO DE OLIVEIRA

MOÇÃO DE RECONHECIMENTO

DR. ISSAM

MARCO ANTÔNIO DANTAS

TÍTULO DE CIDADÃO BENEMÉRITO

SILVERADO

JOSIELLI VANESSA DE ARAÚJO SERRADO F. DA COSTA

DIPLOMA DE EXCELÊNCIA NO SERVIÇO PÚBLICO

DR. ISSAM

PEDRO PORFIRIO BATISTA FILHO

MOÇÃO DE RECONHECIMENTO

SILVERADO

ROBERTO INÁCIO DA SILVA

MOÇÃO DE RECONHECIMENTO

DR. ISSAM

MÁRIO MÁRCIO ALVES FARO

DIPLOMA ENGENHEIRO MANOEL MENDES MARCHESI

SILVERADO

ALCEU JOAQUIM TOSTA

MOÇÃO DE CONGRATULAÇÃO

DR. ISSAM

MARCO ANTONIO DE SOUZA RAMOS

MOÇÃO DE RECONHECIMENTO

SILVERADO

 

 

Os vereadores propositores das homenagens fizeram questão enfatizar os méritos e comprometimento, dos homenageados, com o município, cada um, dentro da área de atuação.

“Meu homenageado é um homem que tem um legado, importante trabalho, na antiga empresa ferroviária Noroeste do Brasil”, frisou Evalda Reis.

O vereador Silverado destacou o orgulho e carinho, por cada indicação para concessão de Moções, Diploma e título.

Na sequência, Marcus Bazé, enfatizou qualidades como a dedicação de uma vida inteira a cidade, de cada um os homenageados dele, frisando ainda que a Câmara faz justiça a todos ao conceder as honrarias.

Dr. Issam Fares Júnior, a cada entrega de honraria também fez referência aos méritos dos homenageados, a maioria trabalhadores e empresários atuantes nas profissões, contribuindo para o desenvolvimento econômico da cidade, tanto na época da fundação quanto no processo de industrialização.

A apresentação cultural ficou por conta de Lucas Gomes de Oliveira Campos.

Saiba um pouco mais sobre os homenageados:

ALCEU JOAQUIM TOSTA - Filho de Canuto Garcia Tosta e Olímpia Garcia Tosta, neto e bisneto de ferroviário é casado com a senhora Maria Amélia a 31 anos, pai de três filhos: Jessica, Alceu Filho e João Vitor, avô de: Manuela, Cecilia, Olivia e Maite. Ingressou na rede ferroviária federal, antiga N.O.B por meio de concurso público, em 30 de dezembro de 1983, trabalhou por 37 (trinta e sete) anos e 08 (oito) meses, na empresa desempenhou diversas funções, como Agente de Estação, Agente e Chefe Técnico de Programação. No ano de 1996 a rede ferroviária foi privatizada, passando a ser Novoeste e em 2006 mudou o nome para All, em 2016 passou a ser a empresa Rumo, o homenageado aposentou-se no ano de 2021. Orgulha-se de ser ferroviário e ter exercido com honra seu papel e dentre as principais lembranças do tempo que exerceu são as viagens, as boas amizades que possuem até os dias de hoje.
CARLOS NIMAR SOARES DE OLIVEIRA –  Natural de Comercinho, Subdistrito de Medina, Estado de Minas Gerais, nasceu em 19.08.1961, filho de Nicomedes Soares Ursine e Maria Soares de Oliveira. Com 13 anos de idade, no ano de 1974, mudou-se para São Paulo-SP, onde conheceu sua atual esposa Vânia Navarro, casamento que já perdura 38 anos e do qual nasceram as filhas Marcella Navarro de Oliveira e Renata Navarro de Oliveira Soller. xerceu diversas atividades laborativas, dentre elas: trabalhou por 4 anos no Banco Real; 6 anos na Cartona Papel e Celulose; foi sócio proprietário da Imobiliária Amor Imóveis por 11 anos; permanecendo na cidade de São Paulo, por 29 anos. Reside na cidade de Três Lagoas-MS há 20 anos, exercendo atividade na área da gastronomia como proprietário do estabelecimento BIG CALL LANCHES E PASTÉIS.
DROGARIA ODEON LTDA - É um comércio varejista de produtos farmacêuticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal e cosméticos, fundada em 03/11/2005, pelo sócio proprietário e munícipe FLAVIO GARCIA.  Ao longo dos anos, a empresa expandiu e hoje já são sete unidades e geram em média mais de 100(Cem) empregos diretos para a população três-lagoense.
EURIDES SILVEIRA DE FREITAS - filho de Justino Rosa De Freitas e Olinda da Silveira Freitas, carinhosamente chamado de Euridão, filho de Três Lagoas, tem ensino superior em História pela UFMS (Universidade Federal de Matogrosso do Sul) , formado em Recursos humanos pelo Centro Universitário Toledo de Ensino em Araçatuba SP, formado em Planejamento Estratégico pela ADESG ( Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra) foi participante da primeira turma do Empretec Três Lagoas na década de 2000. O atual presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Comercio de Três Lagoas, faz parte do Instituto de Desenvolvimento Social, Econômico e Ambiental de MS organização não governamental fundada em 09 de novembro de 2005, atuante como membro do Conselho Interativo de Segurança da Microrregião Leste de MS. No ano de 2013, foi homenageado na Assembleia Legislativa de MS, com a comenda do Mérito do Trabalho Ministro Wilson Fadul.
FABIO MELO DIAS - nasceu em 11 de setembro de 1982, no município de Três Lagoas -MS, filho de Sandra Lucia De Melo Dias e Walvir Batista Dias. É um amante do futebol amador de nossa cidade, a vários anos vem sendo um dos maiores incentivadores da modalidade. E o presidente da equipe Despachante Três Lagoas que já representou o município em várias competições regionais.
FILDECINO DA SILVA GUIDIO FILHO - Nasceu em 15 de junho de 1950, em Três Lagoas, filho de Fidelino da Silva e Olga Galvanin Guidio. Casado com Miriam, tem sete filhos: Cristiane, Fidelcino Neto, Ana Paula, Luciana Juliano, Olga e Lourenco. Filho de produtor rural, foi empresário do ramo de carvoaria e na oportunidade foi considerada modelo, foi visitada pelo Ministro da Previdência Social excelentíssimo senhor Reinhold Stephanes, foi líder e fundador da cooperativa de carvoeiros de Três Lagoas –MS. Foi assessor parlamentar, do deputado Estadual Cicero Antônio de Souza, onde prestou relevantes trabalhos para a sociedade. Vale ressaltar que o senhor Fildecino da Silva Guidio Filho, por muitos anos ofereceu trabalho para os munícipes do nosso município e contribui para com a produção de carvão vegetal na região.

JOAQUIM KIOSHI YAMAMOTO - Natural de Três Lagoas/MS, nasceu em 28/07/1969, filho de Maria Segredo e de Takeshi Yamamoto, casado com Ruth Moraes Yamamoto com quem tem dois(2) filhos: Larissa Makie Moraes Yamamoto e Amanda Tiemi Moraes Yamamoto. Começou a trabalhar logo cedo, como pescador profissional. Foi prestador de serviços na Usina de álcool Univale pela empresa Coopervale, foi para o Japão onde ficou por 14 anos e depois voltou para tentar um futuro melhor no Brasil. Se tornou sócio proprietário da empresa Yama-rios, prestadora de serviços, até o ano de 2018. Hoje é proprietário de uma carvoaria no município e desde 2019 trabalha na Prefeitura Municipal como Diretor de manutenção Predial pela secretaria de administração.
JOSIELLI VANESSA DE ARAÚJO SERRADO F. DA COSTAGraduada em Direito pela Associação de Ensino de Mato Grosso do Sul — Faculdades Integradas de Três Lagoas em 2009, Josielli brilhou não apenas pelos seus impressionantes resultados acadêmicos, mas também pela sua paixão incansável pelo sistema jurídico. Seu trabalho de conclusão de curso, intitu1ado "0 Poder de Investigação Criminal do Ministério Público", não apenas reflete sua excelência acadêmica, mas também sua profunda compreensão das complexidades jurídicas contemporâneas. Ao longo de sua carreira, Josielli demonstrou um compromisso exemplar com o serviço público. Seu hist6rico inclui estágios curriculares supervisionados de pratica jurídica, monitoria de apoio pedagógico e uma experiência remunerada no Ministério Público Federal, onde recebeu elogios por seu desempenho excepcional e sua integridade profissional. Josielli também se destacou por sua participação ativa em congressos, cursos de Responsabilidade do Estado, Direitos e Garantias Constitucionais e Reforma do Judiciário. Seu desejo constante de aprender e melhorar é uma inspiração para todos que tem o prazer de conhece-la. Além de sua brilhante carreira acadêmica e profissional, Josielli é uma cidadã profundamente comprometida com causas sociais e comunitárias. Seu papel como membro do Controle Interno, sua participação na elaboração das metas da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e o Plano Plurianual (PPA), seu incansável trabalho na ouvidoria e seu envolvimento ativo em processos de licitação e eventos comunitários são apenas alguns exemplos de seu comprometimento como desenvolvimento de Três Lagoas - MS.
LUCAS GOMES OLIVEIRA CAMPOS - natural de Três Lagoas-MS, nascido em 6.1.1994, filho de Carlos Antônio de Campos e Rosileia Gomes Oliveira Campos é pedagogo, tendo relevantes serviços prestados na Secretaria de Educação e Cultura de Três como forma de agradece-lo pelas atividades desenvolvidas. Desde pequeno Lucas dedica-se a música, sendo como hobbies e profissionalmente, iniciando a atividade de canto em Igreja e logo fez parte da Comunidade Cab: Mica Canção Nova, onde residiu por 3 anos. Na sua volta a Três Lagoas continuou cantando na Igreja e ainda faz parte do Ministério de Música da Igreja Nossa Senhora Aparecida todo terceiro domingo do mês. Também começou a cantar em eventos, como festas particulares, casamentos, onde também desenvolvia seu trabalho dentro das escolas. Foi convidado a participar da Diretoria de Cultura no ano de 2022, fazendo parte do "Projeto Harmonia e Esperança", levando musica aqueles que necessitavam, auxiliando também no coral, assim como no mesmo ano foi contratado para fazer parte da equipe. Em 2023 recebeu convite para ser o novo regente do Coral da Diretoria de Cultura, professor do canto, desenvolvendo um trabalho com alunos de diversas idades, tendo grande êxito nas atividades, trazendo nova cara, disposição e animo para os alunos antigos e iniciantes.

MARCO ANTÔNIO DANTAS - Natural de Três Lagoas/MS, nascido em 20/01/1973, filho de Leonilda Félix Dantas e de Geremias Dantas. Servidor Público Municipal, casado com a também servidora pública municipal Andréia Cristina Ribeiro Dantas, tem dois filhos: Victor Willian Ribeiro Dantas e Izabelle Cristina Ribeiro Dantas.             Serviu orgulhosamente o Exército Brasileiro por quatro anos, em seguida ingressou no serviço público municipal, o qual exerce orgulhosamente desde 1998. Atua na administração pública municipal por mais de 25 anos. Atualmente, exerce o cargo de encarregado do Departamento de Manutenção do Distrito de Arapuá e Zona rural de Três Lagoas.

MARCO ANTONIO DE SOUZA RAMOS - Natural de Três Lagoas/MS, nascido em 21 de julho de 1963, filho de Jesué Camilo Ramos e Dirce de Souza Ramos, casado com Percília M. Quirino, tem dois filhos: JIVAGO Q. RAMOS e PRISCILA Q. RAMOS.A profissão foi passada de gerações, onde avô, tio eram ferroviários. Iniciou sua trajetória no ano de 1988, com aprovação no concurso para exercer a função de Auxiliar de Maquinista da Rede Ferroviária Federal S/A, admitido em 25/01/1988. Após exercer a função de Auxiliar de Maquinista por 1 ano e 8 meses, prestou outro concurso para o cargo de maquinista, em 1996 além de maquinista, passou a ser instrutor para formação de novos maquinistas, encerrando sua trajetória no ano de 2016 com sua aposentadoria, mas permaneceu seu amor e admiração pela profissão. Só tem a agradecer à DEUS e a Rede Ferroviária Federal, por tê-lo protegido e ter permanecido trabalhando nela em todas as concessões por qual passou a malha ferroviária, RFFSA, ALL, RUMO E COSAN.
MARIO MARCIO ALVES FARO - nascido em 03/06/1991, filho de Elianade Araújo Alves Faro e de José de Almeida Faro Filho, casado com Ana Caroline Fonseca. Engenheiro Civil, formado pela UNIDERP (2009/2014). Pós- graduado em: Infraestrutura de Transportes e Rodovias (2017/2019); estagiário na Sanesul (2011/2013); projetista na Cordeiro indústria e comercio de artefatos. Secretário de Habitação prefeitura de Douradina –MS (2015/2016). Desde 2016 é Gerente Regional Agesul em Três Lagoas.
NILSON MARIANO DE OLIVEIRA - Filho de Gedalvo Borges de Oliveira e Olanda Mariano de Oliveira, nasceu em 26 de junho na cidade de Três Lagoas - MS, onde permanece até hoje casado com Carla Juliana Costalonga da Silva e pai de Nicolas Deivison da Silva. No ano de 1982 a 1985 concluiu o curso superior em Educação Física na Cidade Andradina (SP). Ingressou na Educação Física em 1985, atuando na escola Olynto Mancini, trabalhando também nas escolas Flausina de Assunção Marinho, Eufrosina Pinto, Gentil Rodrigues Montalvão e General Nelson Custodio, Foram 32 anos e 4 meses de profissão, no qual se orgulha muito.
PEDRO PORFIRIO BATISTA FILHO -Ferroviário aposentado, nasceu em 29 de junho1954, natural de Governador Valadares/MG, filho de Pedro Porfirio Batista e Luzia Antônia da Conceição Batista, casado com a senhora: Aurora Batista Ferreira, tem 03 filhos, são eles: Onivaldo, Odelson e Oseane. Aos 12 anos de idade, seu pai mudou com a família para a cidade de Andradina/SP, para trabalhar na lavoura das fazendas da região. Sua trajetória como morador de Três Lagoas e ferroviário na histórica Ferrovia Noroeste do Brasil, iniciou no ano de 1978, quando começou a trabalhar na estrada de ferro, exercendo a função de “Observador de Via”, que exerceu com muito esforço e dedicação, logo foi promovido ao cargo de “Supervisor de via permanente”, se encerrando no ano de 2010 com sua aposentadoria. Uma vida dedicada a ferrovia. Hoje reside no bairro Santa Luzia.
ROBERTO INÁCIO DA SILVA - É filho de ferroviário, neto e bisneto de ferroviário é casado com Selma Ferreira do Carmo tem duas filhas Gabriela e Roberta. Prestou o concurso na rede ferroviária federal em 1982, no município de Três Lagoas -MS, na função. De condutor de linha, se aposentou em 2011, na área de logística, com 33 anos de trabalho ao qual me se orgulho muito.
SÉRGIO ROBERTO ALVES DA SILVA - nascido em 01/08/1957, na cidade de Três Lagoas- MS, filho de Noemio Alves da Silva e Dirce Ferreira da Silva, casado com Heloisa Gomes da Silva, pai de 3 filhos, Heyd Margareth, Helen Joelsi e Cassio Muller. É avô de 5 netos. Iniciou sua jornada na Rede Ferroviária Federal S/A (RFFSA), em 09/1977, após um processo seletivo aplicado à época, onde exercia a função de mecânico e metalúrgico na manutenção de gaiolas usadas no carregamento para escoamento da pecuária do Estado, e também, do pals, sendo que os vagões eram usados no escoamento da produção agrícola. Exerceu essa função até a privatização da ferrovia em 1996, atualmente está aposentado e continua exercendo suas atividades de metalúrgico, como também artesão de artes em ferro.
MURILO THOMÉ – É  proprietário da empresa Água Aquarela, fundada em 19/07/1999, com mais de 22 (vinte e dois anos) em nosso município. A empresa ó originaria do início do parque industrial de Três Lagoas, gera vários empregos diretos e indiretos para a população três-lagoense. A empresa extrai o produto essencial para a vida de uma fonte 100% três-lagoense, a única empresa do segmento na região, trazendo água Mineral de maior qualidade local, pura e natural. Ao Longo dos anos, a Aquarela expandiu e começou a chegar em outras cidades do Estado do Mato Grosso do Sul, e hoje, em até alguns outros estados da federação.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



 
 
21/03/2024 22:00
19/03/2024 21:00
19/03/2024 13:31
12/03/2024 11:36
05/03/2024 12:38