WEBMAIL | ÁREA RESTRITA
CSS based drop-down menu
 
 
AABB Comunidade é homenageado em solenidade
 


>>21/03/2024

Na noite desta quinta-feira (21), por meio de uma propositura da vereadora Evalda Reis, a Câmara Municipal de Três Lagoas entregou honrarias para membros do AABB Comunidade em uma solenidade em homenagem aos profissionais e parceiros do programa, que é uma parceria entre Fundação Banco do Brasil (FENNAB) e Prefeitura de Três Lagoas. Além da vereadora propositora, o vereador Professor Negu Breno também esteve presente.

Receberam honrarias: Adailton do Nascimento Alves, Ana Regina da Silva, Arlete da Silva Souza, Elaine Cristina de Freitas Ornellas, Elisangela Machado da Silva, Franciele Soares da Silva, Iara da Silva Carvalho, Ilson Firmino Costa Junior, Ivone Aparecida Rodrigues Ribeiro Antonio, José Augusto Dias, Karoline Pereira Lino, Larissa Abrahao Araujo, Leandro Figueiredo Soto, Luciana Aparecida de Oliveira, Pedro Henrique de Almeida Fialho, Regiane Aparecida de Oliveira, Roberto da Silva Queiroz, Rogério José da Cruz Santana, Rogério Silva Santos, Silvio Azambuja e Vera Lúcia Branco Dias. A empresa Univest também recebeu uma homenagem.

A abertura do evento foi feita pelas alunas Ana Carolina Sales Marçon e Beatriz Sales Araújo, do professor Adauto Gusmão no Projeto “Cantando com Elas”. Na sequencia, foi entregue uma pequena homenagem para alguns representantes do Programa Integração AABB Comunidade. Leandro Thomé (representado pelo seu filho), Orlando Pancine, Adailton do Nascimento e Mateus Giovanetti foram os responsáveis por representar o projeto.

“Cada gesto de generosidade, cada recurso compartilhado e cada momento dedicado têm sido essenciais para o sucesso e impacto positivo na vida de nossas crianças e seus familiares. Vocês não são apenas parceiros em nome, mas verdadeiros pilares que sustentam uma missão”, justificou o cerimonial na apresentação do grupo.

Adailton, gerente geral da agência do Banco do Brasil, disse que foi aluno da rede municipal e vê como o programa é essencial para a história se repetir. “A oportunidade que é dada para essas crianças não tem como medir. Essas crianças precisam disso. Essas crianças um dia estarão aqui com lugar de fala”, ressaltou.

Para Janaina Alves, representando a SEMEC: “hoje é uma noite festiva. Há 10 anos que o projeto está na pasta da Educação, antes era da Assistência Social. É um projeto que tem um valor especial. São histórias de sucesso e nós [prefeitura] temos muito orgulho dessa trajetória”.

Roberto Queiroz, falando em nome de todos os homenageados, ressaltou o fato de ser gago e ter enfrentado brilhantemente essa adversidade com um projeto social, um projeto de comunidade como o que está sendo exaltado nessa noite.  

 

O Programa

O “Programa Integra AABB Comunidade” funciona por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), atendendo 450 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, oriundas da rede pública de ensino. São três os pilares que compõem a base do programa: família, escola e comunidade. Neste dia 21 de março, o Programa completa 27 anos de existência em nosso município.

 

Homenageados

  • Adailton do Nascimento Alves, nascido em Três Lagoas em 02/06/1975, enfrentou desafios desde jovem após a morte prematura de seu pai. Criado por sua mãe e irmãos, formou-se em Administração pela UFMS e ingressou no Banco do Brasil em 2004. Assumiu a Presidência da Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB), onde enfrentou desafios e promoveu melhorias. Sob sua gestão, a AABB não só ofereceu lazer aos associados, mas também contribuiu para a inclusão de mais de 450 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, proporcionando atividades socioeducativas e esportivas que favorecem seu desenvolvimento. Seu trabalho ao longo de mais de 20 anos tem impactado positivamente a história de Três Lagoas.
  • Ana Regina da Silva, nascida em 26/12/1968, em Triunfo/PE, mudou-se para São Paulo aos 8 anos. Formada em Tecnologia em Gestão de Qualidade pela Faculdade Morumbi Sul/SP. Em 2011, veio para Três Lagoas devido à transferência do marido. Conheceu o Programa Integração AABB Comunidade, onde matriculou seus filhos, participou ativamente e contribuiu nos eventos. Atualmente, é membro da Pastoral Carcerária, realizando visitas mensais em presídios e ações sociais baseadas na Doutrina Social da Igreja Católica.
  • Arlete da Silva Souza, nascida em 01/12/1979, em Três Lagoas, graduada em Pedagogia pela UFMS em 2013 e pós-graduada em Psicopedagogia Institucional em 2017. No ano de 2014, ingressou no Programa AABB Comunidade, focando no bem-estar pessoal e social dos educandos. Sua experiência e dedicação contribuíram para a formação de muitos cidadãos. Reconhecida como excelente educadora, mãe e esposa, é grata à equipe do programa, especialmente à ex-coordenadora Evalda Reis. Encontrar ex-educandos adultos é gratificante, mostrando o impacto da educação de qualidade em suas vidas.
  • Elaine Cristina de Freitas Ornellas, nascida em 28/08/1974, em São Bernardo do Campo/SP, é formada em Licenciatura Plena em Geografia pela UFMS em 2003, com pós-graduação em Pedagogia. Com 20 anos de experiência na Rede Municipal de Ensino, trabalhou no Programa Integração AABB Comunidade de 2000 a 2012, destacando-se como estagiária, professora e coordenadora pedagógica. Reconhecida pelo seu carisma, simpatia e amor pelas crianças, suas contribuições vão além dos projetos desenvolvidos, impactando profundamente a vida de muitos, que a lembram com carinho mesmo depois de adultos. Atualmente, continua sua jornada como professora na Educação Infantil, mantendo o mesmo comprometimento e amor que sempre caracterizaram sua carreira, influenciando positivamente colegas, pais e comunidade.
  • Franciele Soares da Silva, nascida em 21 de agosto de 1985, em Três Lagoas, teve sua formação escolar na Escola Estadual Afonso Francisco Xavier Trannin. Mudou-se para Três Lagoas aos 18 anos para estudar e trabalhar, onde ingressou na faculdade de Educação Física e teve sua primeira experiência como Educadora Física no Programa Integração AABB Comunidade, sendo influenciada por figuras como a Professora Elaine Ornellas e a Professora Nilce Figueiredo Garcia. Através do programa, Fran realizou diversos projetos, incluindo o "Sarau de Quinta" e o Flash Mob. Sua atuação destacou-se na integração social e na defesa dos direitos da criança e do adolescente. Atualmente, trabalha como chefe de gabinete da Vereadora Evalda Reis e se apresenta como cantora em eventos e projetos.
  • Iara da Silva Carvalho, nascida em 21/04/1992 em Panorama/SP, mudou-se para Ilha Solteira aos 8 anos. Trabalhou desde jovem, incluindo experiências como babá e jovem aprendiz. Graduou-se em Pedagogia pela Faculdade Uniesp em 2015 e possui pós-graduação em Educação Especial. Após terminar a faculdade, mudou-se para Três Lagoas e integrou a equipe de educadores sociais do Programa Integração AABB Comunidade. Lidar com desafios sociais a ajudou a crescer pessoal e profissionalmente. Agradece aos colegas e mentores que a apoiaram, como Leandro Soto, Larissa Abraao e Evalda Reis. Desde 2021, faz parte da equipe de assessoria parlamentar da Vereadora Evalda Reis.
  • Ilson Firmino Costa Junior, nascido em 18/04/1966, em Três Lagoas/MS, graduou-se em Educação Física pelas Faculdades Integradas de Três Lagoas (AEMS) em 2014, concluiu sua pós-graduação em Educação Especial e Psicomotricidade em 2020, e graduou-se em Pedagogia pela universidade UNAR em 2023. Iniciou sua carreira profissional na Prefeitura Municipal de Três Lagoas de 1987 a 1998, trabalhou no “CRASE Coração de Mãe” em 2016, adquirindo experiência em trabalho social. Desde 2017, atua no Programa Integrado AABB Comunidade, onde desempenhou diversas funções, incluindo educador de turma e professor de várias modalidades esportivas. Sua experiência no programa o ajudou a crescer pessoal e profissionalmente, destacando a importância do comprometimento social na formação dos educandos.
  • Ivone Aparecida Rodrigues Ribeiro Antonio, nascida em Tupi Paulista/SP, perdeu o marido cedo e criou seus dois filhos com amor e dedicação. Enfrentou desafios para se tornar enfermeira, realizando seu sonho aos 50 anos pela UFMS. Como coordenadora na Unidade de Saúde da família na Vila Alegre, estabeleceu parceria com o Programa AABB Comunidade, auxiliando na saúde de mais de 450 crianças e adolescentes. Destaca-se por suas ações preventivas e participação em eventos de saúde comunitária. Desde 2022, trabalha na Clínica de Especialidades Médicas Júlio Maia, dedicando-se ao acolhimento e humanização do cuidado com amor para todos.
  • José Augusto Dias, conhecido como "Baratta", nasceu em 22/07/1976 em Três Lagoas/MS. Graduou-se em Geografia em 2003 e em Educação Física em 2010, além de especializar-se no Ensino da Educação Física. Possui 24 anos de experiência como professor de capoeira em projetos sociais, sendo o Programa AABB Comunidade destacado como o mais importante de sua carreira. Participa ativamente de congressos e jogos nacionais e internacionais, promovendo campanhas de conscientização e contribuindo para o desenvolvimento da comunidade e da modalidade.
  • Karoline Pereira Lino, nascida em Três Lagoas, em 07/10/1997, teve uma educação marcada pela determinação de sua mãe, Valtemir Aparecida Pereira. Frequentou escolas públicas municipais e estaduais, concluindo o curso Técnico em Meio Ambiente. Durante 8 anos, participou do Programa Integração AABB Comunidade, onde desenvolveu amizades, habilidades musicais e esportivas, sendo influenciada por professores como Leandro, Fran, Elisângela, Roberto e Evalda. Graduada em Educação Física, iniciou sua carreira como professora em 2018 no mesmo programa em que foi educanda, experiência que a enche de orgulho e contribui para seu crescimento pessoal e profissional.
  • Larissa Abrahao Araujo, nascida em 09/09/1980, em Três Lagoas/MS, é formada em Pedagogia pela UFMS, em 2004. Professora na rede municipal de educação infantil há 18 anos, trabalhou no Programa Integração AABB Comunidade de 2008 a 2020, desempenhando papel de coordenadora pedagógica e professora, criando laços profundos e aprendendo muito. Atualmente, continua como professora na Educação Infantil, com uma vasta experiência que inclui o amor pelo trabalho e a transformação de vidas.
  • Leandro Figueiredo Soto, nascido em Três Lagoas/MS, em 16/02/1977, é um educador dedicado e apaixonado pelo seu trabalho. Formado em Educação Física em 1999, trabalhou por 19 anos no Programa Integração AABB Comunidade, onde adquiriu experiência e se tornou um educador consciente e capacitado. Durante esse tempo, ministrou aulas de basquete e conheceu diversas realidades, buscando sempre transformar a vida de crianças e adolescentes. Atualmente, ministra aulas de basquete em escolas locais, contribuindo para a formação de novos atletas.
  • Luciana Aparecida de Oliveira, nascida em 25/11/1971, em Auriflama/SP, mudou-se para Três Lagoas ainda bebê. Iniciou seus estudos na Escola Sesi e concluiu o ensino fundamental na Escola Estadual Bom Jesus. Fez o Magistério na Escola Estadual Dom Aquino Correa em 1994 e atualmente cursa Pedagogia na Faculdade Uninter. Em 2007, começou a trabalhar na Rede Municipal de Ensino e em 2017 ingressou no Programa Integração AABB Comunidade como Educadora, dedicando-se ao desenvolvimento e aprendizagem dos educandos. Sua atuação é marcada pela dedicação, empatia e amor pela comunidade, contribuindo para a formação cidadã de cada indivíduo. A determinação, coragem e autoconfiança são valores que a guiam em sua trajetória profissional.
  • Pedro Henrique de Almeida Fialho, nascido em 31 de maio de 1987, em Três Lagoas, morou no Bairro Ipacaraí até os 18 anos e estudou na Escola Estadual João Dantas Filgueiras. Graduado em Geografia pela UFMS, em Pedagogia e pós-graduado em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pela Unicesumar. Iniciou como professor em 2018 na Secretaria Municipal de Educação de Três Lagoas, no Programa Integração AABB Comunidade, ministrando aulas de Geografia e Educação Ambiental. Atualmente, é coordenador de área no mesmo programa, orientando professores e contribuindo para o crescimento profissional dos educadores e educandos. Sua dedicação e interação com alunos e comunidade impulsionam sua trajetória com sabedoria e empatia.
  • Roberto da Silva Queiroz, nascido em 01/05/1985, em Três Lagoas/MS, iniciou seus estudos na rede pública e se apaixonou pelo basquetebol aos 11 anos, conquistando o título de Campeão Estadual sub 17. Aos 18 anos, constituiu família com Valquíria Alves França e têm uma filha, Yara Gabriella. Formou-se em Educação Física em 2009, trabalhando como estagiário em programas sociais. Desde 2008, atua no Programa Integração AABB Comunidade, onde é Coordenador. Apaixonado pela educação e pelo trabalho social, contribui há mais de 16 anos para a formação cidadã de jovens e crianças em Três Lagoas.
  • Rogério José da Cruz Santana nasceu em 02/10/1980, em Penápolis/SP. Mudou-se para Porto Primavera em 1982 e retornou para Penápolis em 1996. Em 2009, estabeleceu-se em Três Lagoas, onde se casou com Thamiris e teve sua filha Alice. Graduado em Processamento de Dados e pós-graduado em Engenharia de Software, serviu o Exército em 1999 e passou em concursos, tornando-se funcionário do Banco do Brasil em 2008. Atuou como presidente da AABB Três Lagoas de 2013 a 2019, fortalecendo parcerias com a prefeitura, especialmente no Programa AABB Comunidade. Durante seu mandato, sediou eventos esportivos de destaque, como os Jogos Estaduais de AABB's, contribuindo para o desenvolvimento esportivo e comunitário da cidade.
  • Rogério Silva Santos nasceu em 1986, em Ouro Branco/AL, e mudou-se para Mato Grosso do Sul em 1991. Concluiu seus estudos na Escola Estadual João Magiano Pinto em 2003 e graduou-se em Educação Física pela Faculdade AEMS em 2008, seguido por Pedagogia na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul em 2012. Especializou-se em Educação Inclusiva. Trabalhou no Programa Pelotão Mirim, Poço de Jacó e Agente Jovem. De 2010 a 2013, atuou no Programa AABB Comunidade, tornando-se Coordenador Pedagógico. Em 2014, tornou-se professor de Educação Física na Secretaria de Educação, onde além de lecionar, treina equipes esportivas, conquistando diversos troféus e títulos estaduais, incluindo campeonatos de vôlei de quadra e praia, futsal e handebol.
  • Silvio Azambuja, nascido em 28 de Junho de 1960, em Três Lagoas/MS, graduou-se em Educação Física e Técnica Desportiva em 1986. Em 2004, iniciou sua jornada no Programa Integração AABB Comunidade, onde se destacou como educador e professor de natação, sempre buscando humanizar suas atividades. Participou de capacitações para educadores promovidas pelo Núcleo de Trabalhos Comunitários da PUC, estabelecendo parceria com a Coordenadora Nilce Figueiredo. Sua trajetória, marcada por amizades duradouras e transformações de vidas, se estendeu até 2014. Desde então, trabalha na Prefeitura Municipal de Três Lagoas, no “CRASE Coração de Mãe”, sendo responsável pelos materiais esportivos do almoxarifado.
  • Vera Lúcia Branco Dias, nascida em 20 de agosto de 1967, em Três Lagoas, é mãe de cinco filhos e avó de seis netos. Buscando uma educação de qualidade, matriculou seus filhos em projetos sociais, incluindo o Programa Integração AABB Comunidade, onde sua filha mais nova, Keillyane Dias Alves, desenvolveu habilidades, especialmente na dança, sendo coreógrafa nas apresentações do programa. Além disso, Vera foi membro do Conselho Deliberativo Participativo do Programa, contribuindo para melhorias e garantia dos direitos das crianças. Sua relação com o programa já dura 20 anos, e ela é grata à acolhida da coordenadora Evalda e do professor Roberto, que continuam a cuidar das crianças com carinho.
  • A empresa Univest atua há 31 anos na fabricação de uniformes profissionais, escolares e esportivos, desempenhando um papel fundamental no fornecimento de serviços de qualidade para diversos setores, incluindo empresas, clínicas, hospitais e escolas. Destaca-se sua parceria de mais de 20 anos com o Programa AABB Comunidade, contribuindo para melhorias nas instalações e promovendo a inclusão social de crianças e adolescentes. Essa iniciativa demonstra o empreendedorismo e comprometimento com a comunidade em tempos de crise.


 
 
09/04/2024 11:30
02/04/2024 11:15
27/03/2024 21:00
26/03/2024 12:08
21/03/2024 22:00