WEBMAIL | ÁREA RESTRITA
CSS based drop-down menu
 
 
Comissão discutirá reorganização de bairros de Três Lagoas
 


>>09/11/2007

 

Uma comissão formada por seis representantes da comunidade, dois do Executivo Municipal, dois do Legislativo Municipal e um da Utam irá discutir e definir ações para a junção dos bairros da cidade. A medida é resultado da audiência pública realizada, ontem, no plenário da Câmara Municipal de Três Lagoas e que tratou da formação dos bairros do município.

Na oportunidade presidentes de bairros da cidade lotaram o plenário da Casa de Leis para apresentar propostas e também exemplificar situações que envolvem os nomes de algumas ruas, que têm um nome num trecho e um segundo num outro, até mesmo o nome dos bairros é motivo de confusão, por causa da duplicidade de nomes. São situações que chegam a causar transtornos e até mesmo prejuízos, como no envio de correspondências.

O objetivo da Audiência Pública, proposta pelo vereador Cláudio César (PMDB), foi debater e discutir com comunidade os dispositivos dos artigos 59 e 60 do Plano Diretor de Três Lagoas, que tratam da definição e divisão de bairros.

Além de presidentes de bairros, a presidente da UTAM, Maria Auxiliadora Garcia Martins, o secretário municipal de saúde, Jorge Martinho (que representou a prefeita Simone Tebet), o chefe do Departamento do Plano Diretor, Ottoni Ávila Ornelas e o presidente do Comitê de elaboração do Plano Diretor, Fayez Rizk participaram do debate, fazendo parte da Mesa Diretora da Audiência, direcionando os trabalhos.

“Neste primeiro momento é importante debatermos, conversarmos com a comunidade um assunto importante para que os poderes públicos possam inclusive fazer investimentos nos bairros da nossa cidade”, enfatizou o vereador ao abrir a audiência.

O tamanho dos bairros de Três Lagoas atualmente foi destacado pelo chefe de Departamento do Plano Diretor. Ele citou que os cinco maiores bairros da cidade, em número de quadras, são do tamanho de 98 bairros menores. O Jardim Alvorada, por exemplo, ele disse que, em tamanho de quadras, tem o tamanho de 43 bairros menores. São dados apurados durante a elaboração do Plano Diretor, através de pesquisas e conversa com a população. “Vai ser a primeira vez em mais de 90 anos de emancipação de Três Lagoas que teremos a oportunidade de organizar a cidade”, ressaltou Ottoni.

Falando em nome da prefeita Simone Tebet, o secretário de saúde, Jorge Martinho, frisou que a audiência é o início de uma discussão, que engloba inclusive um melhor gerenciamento do sistema e dos programas de saúde do Município.

Além de alguns transtornos como o envio de correspondências, o discurso do público presente foi que é preciso manter o nome de bairros tradicionais, como o Colinos, Santa Luzia, Nossa Senhora Aparecida, ainda que se faça uma reorganização dos bairros. Neste caso, o objetivo é se manter a identidade da cidade, uma função social de diversas regiões.Comissão – A criação da comissão para discutir a reorganização dos bairros foi proposta pelo vereador Cláudio César e acatada pelos presentes. Depois de definido o número de membros (11) foram escolhidas como representantes da comunidade as seguintes pessoas: Nilce Souza Lima, Eva Rosa Bonancim, Maria Antônia Rocha, Laura Aparecida Costa, Janete Azambuja Viana e Ana Paula Carneiro. O senhor João Jurado será o representante da UTAM no grupo. A presidente da entidade preferiu renunciar a vaga.

Os representantes do Legislativo e do Executivo Municipal serão definidos posteriormente. No caso da Câmara, o vereador Cláudio César informou que o assunto será debatido com os outros nove vereadores.   



 
16/04/2024 12:46
12/04/2024 11:23
09/04/2024 11:30
02/04/2024 11:15
27/03/2024 21:00