Yamaguti vai à capital negociar regularização de casas da Vila Piloto

>>04/02/2010

O vereador Celso Yamaguti (DEM), acompanhado de moradores da Vila Piloto I, teve audiência com o superintendente da Caixa Econômica Federal (CEF), na quarta-feira (3), em Campo Grande, com objetivo de negociar a quitação e a regularização de cerca de 180 casas localizadas no bairro.

Segundo Yamaguti, os imóveis foram construídos em 1989 e centenas de famílias tiveram dificuldades para pagar as parcelas. A partir daí, as cobranças foram suspensas e as dívidas estão rolando até hoje, sem que haja condições de quitá-las.

Durante a reunião com o superintendente Paulo Antunes de Siqueira, os moradores e autoridades foram informados que há um compromisso verbal entre a CEF e os governos Federal e Estadual para solucionar a questão que envolve cerca de 9 mil mutuários em todo o Mato Grosso do Sul.

De acordo com Yamaguti, Siqueira sinalizou que ainda no primeiro semestre deverá ser celebrada a oficialização deste compromisso e viabilizada a regularização. Depois disso, cada caso será analisado em separado. "Avalio que a regularização vai representar segurança para as famílias e possibilitar que elas possam investir em suas casas. Será como se novas 180 famílias fossem beneficiadas com sua casa própria", afirmou o vereador.

A audiência foi agendada pelo deputado Akira Otsubo (PMDB) e contou ainda com a presença do presidente da Câmara Municipal de Brasilândia, Jorge Madeira, do secretário de Agronegócios, Luiz Akira, e de Emílio Ramon e Ambrosina Alves Fonseca, representantes dos mutuários que têm pendências em Três Lagoas, e José da Silva Alves e Rosilene da Silva Galante, com pendências em Brasilândia.

Cursos
   Yamaguti ainda participou, no final da semana passada, do encerramento de dois cursos promovidos em parceria entre a Secretaria Municipal de Agronegócios, Sindicato Rural e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) - cursos de preparo de derivados de banana, promovido na sede do Sindicato Rural, e de derivados do milho, realizado na Apae Rural.

Nestas ocasiões, o vereador representou a Câmara Municipal e destacou a importância da iniciativa. "São qualificações que permitem melhoria na renda ou mesmo na qualidade da alimentação das famílias", avaliou Yamaguti.

Indicações

Já na última sessão ordinária da Câmara Municipal, o vereador apresentou diversas indicações à Secretaria Municipal de Obras: correção do asfalto na rua Augusto Corrêa da Costa, em frente aos nºs 292 e 310, no bairro Lapa; aterramento, cascalhamento ou patrolamento na rua Domingos Rímoli (entre a Sabino José da Costa e a Evaristo Mariano Rodrigues, no bairro Vila Nova, local há uma grande erosão) e na rua Michel Thomé (entre a Sabino José da Costa e a Evaristo Mariano Rodrigues, onde há um grande acúmulo de areia); colocação de luminárias nas seguintes localidades: 02 luminárias na rua Professora e Radialista Delcina Rosa cruzamento com a rua 1, no bairro Santa Terezinha (antigo Jardim Nova Alvorada); 03 luminárias na rua Manoel Antônio Geremias, nas proximidades do cruzamento com a rua Agenor Xavier de Oliveira, no bairro Guanabara; 02 luminárias na rua Irmãos Cameschi, nas proximidades do cruzamento com a rua Darci Pio, no bairro Vila Haro; 01 luminária na rua Bandeirante, próxima ao número 1559, no bairro Vila Haro; 01 luminária na rua Evaristo de Almeida, entre a rua Paranaíba e a rua Bruno Garcia, nas proximidades do nº 183, no bairro Quinta da Lagoa.

À prefeita Simone Tebet, com cópia ao secretário Municipal de Educação, Yamaguti reiterou a Indicação nº 127/09, na qual solicita o funcionamento de creche no período noturno.

Ao diretor Municipal de Trânsito, o vereador solicitou providências para que a sinalização vertical da depressão na rua Manoel Pedro de Campos no cruzamento com a rua Benedito Alcindo da Fonseca fique mais visível, assim como pediu retoques para melhorias na sinalização horizontal.

Ana Maria Barbosa

26/04/2024 10:00