VEREADOR TONHÃO

NOME: Antonio Luiz Teixeira Empke Junior

NASCIMENTO: 21/06/1982

NATURAL DE: Bauru - SP

Tonhão e Jorginho conferem homenagens em sessão solene

>>09/04/2012

Em meio a muita emoção dos amigos, familiares e autoridades, o pastor Geraldo Batista Damasceno, de 83 anos, recebeu Título de Cidadão Três-Lagoense, no dia 4 de abril, proposto pelo vereador Tonhão (PMDB). A noite ainda foi marcada pela outorga de Moções de Congratulação a oito personalidades, com propostas de Tonhão e do vereador Jorginho do Gás. A prefeita Márcia Moura (PMDB) prestigiou as homenagens, assim como o tenente Otávio Augusto, representando o comando da Polícia Militar, e o major André Rufatto, representando o comando do Corpo de Bombeiros.

A solenidade foi aberta com a palavra do pastor Sidney, da igreja Metodista, que falou sobre o versículo "feliz a nação cujo Deus é o Senhor". "Apesar de qualquer falha humana, o pastor Geraldo registra sua história nesta cidade, como homem escolhido, enviado, consagrado e comissionado por Deus", discorreu. Ele ainda destacou, às autoridades e convidados, que para Deus ser o senhor das vidas é necessário colocá-lo em todos os lugares da vida e dos projetos pessoais e públicos. O momento religioso foi encerrado pela cantora Merari, com o louvor  "Meu Tributo".

Residente em Três Lagoas desde 1971, marceneiro de profissão e pastor da igreja Metodista por vocação, Geraldo Damasceno agradeceu o título, também bastante emocionado. Pai de cinco filhos, casado com Corina Damasceno, ele contou um pouco da sua trajetória e lembrou-se de que, ao deixar o Exército, foi chamado de cidadão e sequer sabia o significado da palavra e, naquele momento de homenagem, ao ser chamado cidadão de Três Lagoas, entendia a plenitude do termo. "É com lágrima nos olhos que digo obrigado a todos pelo reconhecimento e demonstração de carinho", afirmou. "Amo muito esta cidade e todas as pessoas daqui", declarou.

O vereador Tonhão ressaltou a importância do pastor em sua formação espiritual, assim como de inúmeros jovens, dos quais ele foi professor em escola dominical. Tradicionais marceneiros da cidade, que aprenderam o ofício com Geraldo Damasceno, acompanharam a sessão solene.

Moções - Além da entrega do título de cidadão, a Câmara Municipal entregou moções de congratulação, na noite de quarta-feira (4).

Por propositura do vereador Jorginho do Gás (PSDB), foram homenageados os radialistas Nenê Veloso e Adonildo Santos, pela realização de um festival de música sertaneja no município, desde 1991.

Também recebeu moção Willian Handerson, do Grupo Gospel 3, realizador do I Festival de Música Gospel, no ano passado. Na ocasião, mais de 3 mil pessoas participaram do evento, com a presença do cantor Robson Monteiro. O grupo também é responsável pela Copa Evangélica e por organizar shows gospel.

Outra homenagem conferida por Jorginho do Gás foi para a Seleção Três-Lagoense de Fustsal, campeã estadual em 2011. O técnico Wilson Pereira Leal recebeu a moção em nome dos atletas que também prestigiaram a sessão solene.

O vereador Tonhão também apresentou moções, destinadas a atletas e diretores de escolas. Pela pontuação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de 2010, receberam a honraria as escolas Funlec, representada pela diretora Elizabete Camília Lopes Zanoni, e Fernando Corrêa, do ensino público, representada pela diretora Sônia Barbosa. Ambas destacaram o empenho dos professores, coordenadores e alunos para conquistar o ensino de qualidade e os resultados do Enem.

A estudante Ana Carolina Martinelli também foi homenageada por Tonhão, pelo destaque que tem conquistado no xadrez. Ela foi campeã dos Jogos Estaduais Estudantis e a primeira enxadrista de Mato Grosso do Sul a entrar no rating da World Chess Federation (Federação Internacional de Xadrez-FIDE). Nesse raking internacional do xadrez, ela é 59ª colocada entre todas as mulheres brasileiras classificadas; a 14ª entre jogadores de até 12 anos de ambos os sexos e a 4ª colocada entre as meninas de até 12 anos.

Também recebeu moção, o administrador e empresário Mário Márcio Queiroz, pelo trabalho junto ao grupo "Atletas do Bem", que leva a capoeira para comunidades carentes e sob vulnerabilidade social.

Para a prefeita Márcia Moura, os homenageados representavam pessoas do bem. "É o educador do bem, o atleta do bem, o pastor do bem, os promotores de eventos do bem. Isso demonstra a nossa Três Lagoas do bem", declarou.

O vereador Tonhão também ressaltou que as moções e título visam reconhecer o trabalho, às vezes simples, que muitos executam em prol da comunidade e do crescimento da cidade. "É uma forma de mostrar o que temos de bom e do bem", finalizou.

Fotos: Flávia Guedes

Texto: Ana Maria Barbosa