Superintendente do DNIT anuncia obras na BR-262, em reunião na Câmara

Reunião foi realizada no plenarinho da Câmara

>>22/09/2017

Reclamações sobre falta de segurança estão entre as indicações mais frequentes dos vereadores

Na última quinta-feira (21), vereadores de Três Lagoas, o deputado estadual Eduardo Rocha e integrantes da sociedade civil se reuniram com o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Tiago Carim, o qual anunciou melhorias na BR-262, rodovia que centraliza boa parte das reclamações e indicações apresentadas na Câmara Municipal e das reivindicações dos grupos sociais presentes.

Carim esclareceu que DNIT tem grande preocupação e já contratou três empresas que iniciaram obras ao longo dos últimos cinco anos, porém, as abandonaram, o que agravou a precariedade da rodovia. Em sua avaliação, além destes fatos, o aumento no tráfego de caminhões, principalmente de transporte de eucalipto, piorou as condições de infraestrutura e de segurança na via.

Ele anunciou que a BR-262 vai passar por um processo de ampla restauração no trecho que vai do quilômetro zero (divisa com o Estado de São Paulo) ao quilômetro 190, na região conhecida como Mutum. Todo o trecho terá a pavimentação praticamente trocada, implantação de acostamento nos trechos que ainda falta e a construção de 32 quilômetros de terceira faixa, em 32 pontos, que vão de 400 metros a 3,5 quilômetros de extensão. Durante a reunião, o superintendente ainda explicou melhorias que ocorrerão no trecho urbano da BR-262, como a implantação ou restauração de acessos e intersecções, restauração de acostamentos drenagem e ciclovias.

Estas obras serão executadas pelo Consórcio Ethos/Pavidez/Spazio, contratado por R$ 149.999.999, abrangendo a elaboração dos projetos básico e executivo, além da obra. A projeção é de que as obras comecem em abril. No entanto, Carim informou que serão realizadas obras emergenciais, como tapa-buraco, para garantir um pouco mais de segurança até as obras mais robustas serem efetivadas.

Carim destacou esforços de diversos setores para estas conquistas, assim como de parlamentares da bancada federal, para a liberação dos recursos.

O presidente da Câmara, vereador André Bittencourt, falou em nome dos vereadores e reafirmou que as reivindicações do Legislativo expressam o grande volume de reclamações feitas pela população e a grande quantidade de acidentes relatados.

O vice-prefeito, Paulo Salomão, enalteceu a união de esforços entre governos e entidades para buscas a resolução do problema da BR-262.

O deputado Eduardo Rocha afirmou que todas as autoridades têm se empenhado na busca de soluções para a rodovia e frisou a importância da senadora Simone Tebet, na busca dos recursos.

Já Gláucia Jarouche, presidente da Associação Comercial e Industrial de Três Lagoas, relatou que o setor tem feito inúmeros apelos pela melhoria da rodovia. Segundo ela, a medida vem em boa hora, pois, atualmente, os empresários sequer conseguem firmar compromissos com seus clientes porque pode haver um acidente devido às condições precárias da via.

Eurides Silveira, presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio, agradeceu o empenho conjunto.
Sueide Silva Torres, do Sindicato Varejista, também comemorou o anúncio do DNIT, lembrando que a demanda vem de longa data. Porém, ressaltou que é necessário incluir no projeto dispositivos de proteção a animais, pois o número de atropelamento é extremamente alto, comprometendo a manutenção da fauna e a segurança dos humanos.

Os vereadores Cascão, Sargento Rodrigues, Marcus Bazé, Luciano Dutra, Realino, Cristina, Jorginho do Gás e Davis Martinelli acompanharam a reunião.

05/03/2024 12:38
29/02/2024 21:00