VEREADOR DAVIS MARTINELLI

NOME: Davis Martinelli Leal dos Santos

NASCIMENTO: 08/12/1981

NATURAL DE: Três Lagoas - MS

Comissão investigativa realiza duas oitivas sobre o transporte escolar

>>29/04/2019

Na manhã desta segunda-feira (29), a comissão que investiga denúncia sobre a prestação de serviço de transporte escolar no município realizou a segunda e terceira oitiva, com a ex-secretária de educação e cultura, Maria Célia Medeiros, e o gerente da Viação Clewis Ltda., Fabricio Ortiz da Silva. A comissão é formada pelos vereadores Celso Yamaguti, Apóstolo Ivanildo e Davis Martinelli, respectivamente relator, membro e presidente. Na semana passada, a comissão ouviu Jair Pereira da Silva Santos, que era o responsável pelo contrato com a empresa em questão no período da denúncia.

Maria Célia foi questionada sobre diferenças de quilometragem nos trajetos e sobre informações que basearam o processo licitatório. A ex-secretária e explicou que é feito uma estimativa, mas que os valores são pagos de acordo com a quilometragem efetivamente percorrida pelos ônibus.

Para o gerente da Clewis, Apóstolo citou essas diferenças na quilometragem: “na linha de Ribeirão Bonito, por exemplo, a quilometragem apresentada pela empresa é de 164km, mas uma diligência fez ao trajeto e constatou 154km, uma diferença de 10km”. Fabricio explicou que pode haver diferenças no trajeto, como no caso do ônibus pegar algum desvio para evitar trechos com más condições, que possam, inclusive, colocar em risco o transporte.

Concluindo, reforçou que os pagamentos são feitos com base na quilometragem real rodada pelos ônibus. “Os motoristas, todos os dias, preenchem uma ficha com o ‘km’ e horário que pegaram o ônibus. Todos esses dados geram uma planilha diária que é entregue para a secretaria de educação. Estas anotações são atestadas por uma pessoa da escola também, que confirma que o ônibus chegou lá”, explicou. Fabricio destacou ainda que pode haver variação para menos também, como no caso do motorista ter pegado algum atalho ou não ter buscar alguns alunos em algumas fazendas.

A comissão sentiu a necessidade de convocar também os responsáveis pelo processo da licitação que contratou a empresa Viação Clewis Ltda., os quais deverão ser convocados para uma oitiva.

19/03/2024 21:00
19/03/2024 13:31