Akira promove audiência sobre a importância do tratamento precoce do AVC

>>30/10/2019

O vereador Luiz Akira, em parceria com o Hospital Auxiliadora, promoveu na noite do dia 29, uma Audiência Pública para discutir “A importância do Tratamento Precoce do Acidente Vascular Cerebral”. A data também celebrou o Dia Mundial de Combate ao Acidente Vascular Cerebral (AVC).
A Audiência ocorreu no Plenário da Casa de Leis e contou com a presença de: Jorge Augusto Galhardo Martinho, representando o governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja; a diretora geral do Hospital Auxiliadora, Ir. Aurelia Brioschi; o Controller, do Hospital Auxiliadora Thiago Carvalho; as vereadoras Sirlene dos Santos e Cristina Ferreira; a secretária municipal de Saúde Pública, Angelina Zuque - que representou também o prefeito Ângelo Guerreiro - e demais representantes da sociedade civil e organizada.
Logo no inicio, a noite foi abrilhantada pela apresentação cultural do projeto “Música no Hospital – Irmã Nilza Geralda.
Ao agradecer a parceria com o Hospital Auxiliadora, o proponente da audiência, vereador Luiz Akira falou da relevância em discutir o tema.
“Quão importante é, Poder Legislativo, por meio deste vereador que vos fala e o Hospital, estarem juntos, engajados em discutir qualidade de vida e transmitir a importância do tratamento ao AVC, acontecimento o qual estamos sujeitos, em qualquer etapa da vida”.
A diretora do Hospital Auxiliadora, Ir. Aurelia Brioschi também explanou, enaltecendo a importância da população buscar este conhecimento. “A presença de todos é muito importante, pois vocês são quem espalharão este conhecimento, aproveitar para si, e espalhar, pois isto é essencial”.
“Este é um momento único, na minha passagem como vereador aqui nesta Casa não me recordo a discussão deste tema. Só me resta deixar o abraço do governador e, não tenho dúvida de que sairemos enriquecidos desta Audiência Pública”, considerou o ex-vereador Jorge Martinho, no ato representando o governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja.
“Parabenizo ao vereador por trazer um tema de uma importância tão relevante, também um problema de saúde pública. Estamos aqui para aprender um pouco mais e poder levar aos nossos vizinhos e aos nossos familiares, o conhecimento que teremos aqui nesta noite”, expressou a secretária municipal de Saúde Pública, Angelina Zuque.
PALESTRAS
Na ocasião, os neurologistas Dr. Elisson Francelino dos Santos e Dr. Oacir, prestaram esclarecimentos à população quanto à prevenção e cuidados.
Iniciando a palestra, Dr. Elisson, médico pela UFMS, docente da cadeira de Neurologia do curso de Medicina da UFMS - campus de Três Lagoas e médico neurologista do Hospital Auxiliadora, falou sobre os sintomas, fatores de risco, e como prestar socorro a quem sofrer um AVC.
“Tempo é cérebro. É uma emergência, nós precisamos respeitar quatro horas e meias. A cada minuto que você perde no AVC, dois milhões de neurônios são lesados e muitos deles, definitivamente. O tempo de início de sintomas e tratamento deve ser menor que quatro horas e meia”, enfatizou o Dr. durante apresentação.
Por sua vez, Dr. Oacir, médico pela na Universidade de Marília, com residência em Neurologia na Irmandade da Santa Casa de Londrina, e médico neurologista também do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, apresentou três casos, mostrando um panorama sintomático e de tratamento pós-avc.
“Se o paciente não chega ao Hospital no tempo correto, restringe muito o tratamento. Sabemos que um paciente que sofreu um AVC tem um índice alto de recorrência, então a gente quer diminuir a recorrência e outro AVC, mas inicialmente é feito controle dos fatores de risco e otimização do nosso tratamento. Estrutura médica e física a gente tem pra tratar, a gente só precisa que o paciente chegue a tempo, e é muito importante à participação da população”, pontuou.
O público presente e público de casa que acompanhou a transmissão pelo facebook puderam esclarecer suas dúvidas, sendo aberto momento para perguntas.
ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL
O acidente vascular cerebral, o AVC, conhecido popularmente como derrame, é muito prevalente, sendo a 2ª causa de morte no mundo e a 3ª em países industrializados. A elevada incidência de sequelas após o AVC determina importante impacto social e econômico.
O AVC isquêmico é o mais prevalente, correspondendo a 84% dos casos. Ocorre quando um coágulo é formado num vaso cerebral, bloqueando o fornecimento de sangue para uma parte do cérebro, ou por aterosclerose (placas de gordura que se formam nas paredes dos vasos sanguíneos e que podem obstruir a passagem de sangue), sendo os principais fatores de risco a Hipertensão Arterial Sistêmica, Diabetes Mellitus, dislipidemia e a fibrilação atrial entre outros.
“Adotar uma postura de prevenção e cuidados minuciosos com a nossa saúde, é a principal contribuição que podemos conceder a nossa própria vida, aos nossos familiares e à sociedade, tornando-nos agentes combativos a uma das doenças que mais matam no país”, pontuou Luiz Akira durante sua explanação.
Ao finalizar, o vereador agradeceu aos envolvidos participantes.

19/03/2024 21:00
19/03/2024 13:31