VEREADORA CHARLENE BORTOLETO

NOME: Charlene Santana Bortoleto

NASCIMENTO: 22/03/1983

NATURAL DE: Três Lagoas - MS

Charlene apoia Sinted e pede priorização dos professores na vacinação

>>03/03/2021

No pequeno expediente, Charlene Bortoleto comentou sobre a fala da presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinted): “tenho vários educadores na minha família e sei dessa dor”. A vereadora também comentou que Três Lagoas vai comprar diretamente vacinas, então, pediu para que o prefeito pense em colocar os professores no grupo prioritário da vacinação. Falou sobre a impunidade no caso que vitimou Diogo Goulart.

No grande expediente, Charlene comentou sobre uma publicação que fez pedindo para os munícipes pedirem o que falta em seus bairros. “Recebi mais de 100 respostas”, ressaltou. Charlene apresentou suas indicações, duas para a secretaria de Administração Municipal e duas para a secretaria de Infraestrutura, Transporte e Trânsito. Para o secretário Gilmar Araújo, solicitou regularização da instalação de iluminação pública das ruas do Lote Urbanizado, no Jardim das Primaveras, que contém postes de iluminação, todavia, o local não possui iluminação, deixando mais de 146 famílias no escuro; e manutenção, troca e instalação de lixeiras nas vias públicas, em especial, nos postos de saúde, considerando pedido dos moradores, agentes comunitários de saúde e demais funcionários.

Para a Seinfra, solicitou remoção de um poste de iluminação fincado no meio da rua Custódio Andreis, esquina com a viela Dilma da Costa Taveiros, no bairro Jardim Roriz; e redutores de velocidade, como quebra-molas, valetas, semáforos ou outros, na Rua Maria Guilhermina Esteves, no bairro Santos Dumont, onde os automóveis trafegam em alta velocidade e, diante da falta de sinalização e redutores de velocidade, estão ocasionando diversos acidentes, inclusive, já houve acidentes com vítimas fatais.

Por meio de requerimento, Charlene solicitou ao poder executivo que seja estudada a possibilidade de realização de ações voltadas para a prevenção da crueldade contra os animais, como previsto na Lei nº3.610, de 10 de dezembro de 2019, que institui o mês Abril Laranja. “Como sugestão, sobretudo considerando a pandemia e nos termos do art. 3º da referida lei, poderá ser procedida iluminação na cor laranja e a aplicação do símbolo da campanha ou sinalização alusiva ao tema, durante todo o mês de abril”, defendeu.

A vereadora também apresentou requerimento solicitando relatório dos atendimentos realizados pelo Castramóvel, com o intuito de fiscalização do serviço. “Requeiro ainda, que seja enviada a programação do funcionamento e locais que o Castramóvel atenderá, para informar a população”, completou.

Charlene finalizou com a frase: “não foi acidente”.

A sessão

Na manha desta quarta-feira (03), ocorreu a 5ª sessão ordinária, que recebeu representante do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinted) que veio fazer um apelo para a manutenção das aulas remotas e a inclusão dos profissionais da educação como prioritários na fila da vacinação. Na pauta da sessão, três projetos de lei foram encaminhados para as comissões permanentes emitirem parecer sobre sua legalidade.

Maria Diogo, presidente do Sinted, usou a tribuna para falar que os professores fizeram uma votação e escolheram pela manutenção do ensino remoto. Lendo um ofício com várias considerações, demonstrando a impossibilidade de um ambiente seguro, reiterou: “a decisão da assembleia geral realizada no dia 26 de fevereiro, foi que os professores optaram pela manutenção do ensino remoto até a imunização”.

“Estamos aqui para deixar clara nossa posição de manter as aulas remotas e ressaltar o pedido de colocar os professores como prioritários na vacinação, já que há uma pressão da sociedade para o retorno das aulas”, enfatizou a presidente.

Projetos de lei

Dois dos três projetos foram apresentados pelo vereador Silverado e um pelo Dr. Paulo Veron. Este apresentou projeto (PL nº20) para que seja feita transmissão, ao vivo via internet, das sessões de licitações públicas realizadas pelos poderes legislativo e executivo municipal.

Silverado apresentou projeto para disponibilizar os pagamentos dos tributos municipais via cartão de crédito e débito (PL nº21) e outro para que seja incluído na rede municipal de ensino aulas sobre conceitos de empreendedorismo (PL nº22).

10/05/2024 11:20
08/05/2024 10:41