VEREADOR JORGINHO DO GÁS

NATURAL DE: Três Lagoas - MS

Jorginho do Gás prestigia inauguração do Parque do Pombo

>>02/07/2021

Nesta sexta-feira (02), o presidente da Câmara, Dr. Cassiano Maia, e os vereadores Charlene Bortoleto, Jorginho do Gás, Marisa Rocha, Sirlene e Tonhão participaram da inauguração do Parque Natural Municipal do Pombo, localizado há 112 km da cidade de Três Lagoas, na divisa com Água Clara.

Também estiveram presentes o prefeito, Ângelo Guerreiro, o secretário de Meio Ambiente e Agronegócio, Celso Yamaguti, secretário de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (Seinfra), Adriano Kawahata, secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Toniel Carlos Fernandes, e representantes da Polícia Militar Ambiental (PMA), Tenente Rocha, e do Corpo de Bombeiros, Tenente de Sá (representando o Tenente Assis).

Dr. Cassiano, em seu discurso, lembrou que durante a semana, ao ajudar sua filha nos estudos para uma prova de biologia, viu fotos do Parque como representação do que é cerrado. “O Parque vai ser essencial para o aprendizado de crianças, jovens e para o futuro”, ressaltou.

Guerreiro disse que os funcionários da secretaria de Meio Ambiente e Agronegócio eram “os verdadeiros anfitriões da inauguração”, agradeceu cada um deles e inclusive os convidados pela presença e apoio. “O parque vai ser bom para a cidade, para a região e para outros estados também”, enalteceu.

Celso Yamaguti reforçou a parceria com a Seinfra, que foi fundamental para a existência do Parque. “A área é muito importante para a região e para o Brasil, sendo Três Lagoas muito privilegiada”, destacou. O secretário encerrou agradecendo a todos os envolvidos, inclusive secretários anteriores, como o Dr. Cassiano.

O Tenente Rocha disse que a PMA sempre foi muito cobrada pela fiscalização por causa dos eucaliptos na região e que o Parque é uma resposta de preservação. “O Parque conta com uma riqueza de grandes parques ecológicos de nível nacional”, elogiou e concluiu colocando a polícia ambiental à disposição para ajudar na fiscalização. O Tenente de Sá disse ser uma honra para os bombeiros fazerem parte desse projeto.

O Parque

Flávio Henrique, da secretaria de Meio Ambiente e Agronegócio, apresentou o parque, que nasceu em 2006, com o Decreto Municipal nº105, de acordo com a Lei Federal nº9.985/2000, que traz as definições e diretrizes das áreas de preservação. Por meio de fotos de satélite, mostrou que, em 2013, a área foi ampliada e hoje conta com um perímetro similar ao da zona urbana de Três Lagoas.

São 8.032 hectares de cerrado, maior área remanescente do bioma na região leste de Mato Grosso do Sul. A sede possui um auditório, refeitório, casa para o caseiro e abrigo para 18 pessoas. “Foi criado com recursos de compensação ambiental, que não poderiam ter sido usado em asfalto ou hospital, por exemplo. Agora, falta apenas uma regularização para o acesso”, explicou.

O parque leva o mesmo nome que o principal rio que contorna a área, o Rio do Pombo, que divide Três Lagoas de Água Clara. “O principal objetivo é preservar a fauna e flora, proteger e abrigar os animais que são símbolos do município e vemos homenageados em esculturas por toda a cidade. E, também, tem a finalidade de pesquisa científica, visita escolar e turismo ecológico”, apresentou.

Sobre a fitofisionomia do parque, mostrou que é cercado por nascentes e que, inclusive, parece uma ilha. “Acreditamos que, por isso, a área permaneceu inalterada”, destacou. São 127 espécies de aves, mais de 800 de plantas, 15 mamíferos catalogados (podendo chegar a 44), 32 de peixes, 17 anuros e 17 répteis.

Para finalizar e inaugurar para o público em geral, a secretaria está realizando cadastramento e orientação dos vizinhos, pesquisando roteiros e turismo ecológico, organizando a fiscalização e atendendo diversos pesquisadores, inclusive de outros estados,  que estão procurando para saber mais sobre a área.

05/03/2024 12:38
29/02/2024 21:00