VEREADOR DR. CASSIANO MAIA

NATURAL DE: Três Lagoas - MS

Dr. Cassiano Maia prestigia solenidade do Dia da Mulher

>>08/03/2022

Na noite desta terça-feira (08), as vereadoras da Câmara Municipal de Três Lagoas prestaram homenagens e outorgaram honrarias a mulheres em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. No total, onze moções de congratulação foram entregues pelas parlamentares Charlene Bortoleto, Evalda Reis, Marisa Rocha, Sayuri Baez e Sirlene.

Também estiveram presentes na solenidade e compuseram a mesa: os vereadores Doutor Cassiano Maia, presidente da Câmara, e Tonhão; o vice-prefeito, Paulo Salomão; a procuradora do trabalho, Cláudia Noriler; a secretária municipal de educação, Ângela Brito; a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), Rosires Magalhães da Silva; a suplente do senador Nelson Trad, professora Terezinha Bazé; a capitã do exército, Rosalva Pereira Mendes; a diretora do Programa Mulher Segura (Promuse), Cabo PM Selma de Souza; e a presidente da Associação das Mulheres Trabalhistas (AMT/PDT Três Lagoas), Cintia Giselle Baltazar. Quem presidiu a solenidade foi Marisa Rocha, vice-presidente da Câmara.

Cada vereadora homenageou duas mulheres. Charlene Bortoleto entregou honraria à pipoqueira Silvia Maria Alves Firmino e à feirante Maria Ferreira da Silva. Evalda Reis entregou honraria à faxineira Eliana Silva e à funcionária pública Maria Aparecida da Silva Machado. Marisa Rocha entregou honraria à jornalista Ana Cristina Santos e à terapeuta familiar Lucia Helena Scalabrini. Sayuri Baez entregou honraria à presidente da rede feminina de combate ao câncer, Márcia Adriene Viana dos Santos Carriço, e à funcionária pública aposentada Elenir Aparecida de Araújo Corrêa. Sirlene entregou honraria à professora aposentada Neide Kalil Bussamra e à pastora Ozair Prado Pagini. Ao final, entregaram uma moção coletiva à enfermeira Daiani Rosa, coordenadora da UTI Covid.

Após a entrega das honrarias, exibiram um vídeo da senadora Simone Tebet: “é um dia muito especial para lembrar os avanços e lembrar que há muito que se fazer para que possamos ter igualdade. Temos que ser protagonistas da nossa própria história”, destacou Tebet.

Cintia Baltazar, presidente da AMT/PDT Três Lagoas, ressaltou que “uma mulher sabe entender a outra, por isso, precisamos dar as mãos. Já tivemos muitas vitórias, mas ainda tem muito para ser feito e tem muita mulher que não se sente capaz”. Terezinha Bazé disse que estamos vivendo um momento de “protagonismo feminino”.

Rosires Magalhães, presidente do CMDM, explicou um pouco sobre o funcionamento do conselho e explicou que as mulheres conselheiras discutem a problemática do dia-a-dia, como o fato de que na pandemia cresceu o número de feminicídios. “Mulheres, vocês não estão sozinhas, busquem ajuda”, concluiu Rosires.

A secretária Ângela Brito reforçou: “a gente pode ser o que quiser ser e no espaço que nós ocuparmos temos que fazer a diferença”. O vereador Tonhão afirmou que “as mulheres têm um brilho especial, irradiam vida. Somos abençoados por ter cinco mulheres aqui nessa Casa de Leis”. A procuradora Cláudia Noriler relembrou as discrepâncias da mulher com o homem no mercado de trabalho. “Infelizmente, ganhamos menos e somos menos em cargos diretivos. O Ministério Público se compromete a lutar por condições de igualdade”, destacou Noriler.

Paulo Salomão, vice-prefeito, comentou que cada uma das histórias por trás das homenagens ajudou a construir a história de Três Lagoas. “São histórias que inspiram e geram forças para mulheres denunciarem quando houver abuso”, reforçou o vice. Marcia Carriço, presidente da rede feminina de combate ao câncer, falou sobre a rede e finalizou dizendo que as mulheres “devem sim se valorizar e buscar seus direitos”.

Encerrando a solenidade, as vereadoras falaram rapidamente sobre suas homenageadas, agradecendo a todas pela contribuição e inspiração. Por fim, a vereadora Charlene declarou encerrada a solenidade, desejando um feliz dia das mulheres.

05/03/2024 12:38
29/02/2024 21:00