CSS based drop-down menu
 

VEREADOR ANDRÉ BITTENCOURT

 

E-MAIL: vereador.andre@cmtls.com.br

TELEFONE: 67 3509-6307

CHEFE DE GABINETE: Thiago Garcia Mendes

 

NOME: André Luiz Bittencourt

NASCIMENTO: 29/12/1982

NATURAL DE: Três Lagoas - MS

MANDATOS: 2º mandato

 
 
Notícia:
 
 
André Bittencourt entrega honrarias para diretores do HNSA
 


>>25/05/2022

Na noite desta quarta-feira (25), a Câmara Municipal de Três Lagoas realizou sessão solene para entrega de Título de Cidadão Três-Lagoense e moção de congratulação para membros da diretoria do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora (HNSA). Estiveram presentes o presidente da Câmara, Doutor Cassiano Maia, e os vereadores Sargento Rodrigues, Tonhão, André Bittencourt, Jorginho do Gás e Sirlene.

Compuseram a mesa de autoridades Paulo Salomão, vice-prefeito; Irmã Dilma Canavarro de Abreu; Silvania Bersani, presidente do Rotary Club de Três Lagoas; Marco Antônio Calderon, diretor administrativo do HNSA; Doutor Delso do Nascimento, diretor técnico do HNSA; Daniela Mekaru, gerente de recursos e qualidade do HNSA; Capitão Rocha, comandante da Polícia Militar Ambiental; Capitão Flávio, comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar; e Tenente Railércio, representando o Capitão José Pereira Machado do 3º Batalhão de Artilharia Antiaérea.

O primeiro a receber homenagem foi o diretor Marco Calderon, que foi agraciado com o Título de Cidadão Três-Lagoense. Na sequência, a diretora tesoureira Irmã Dilma Canavarro de Abreu, representando a diretora presidente Irmã Maria Ivone Ranghetti, recebeu uma Moção de Congratulação.

Doutor Delso, usando a tribuna, declarou que se sente maravilhado com a história do Hospital, que surgiu quase na mesma época que a Casa do Povo. “Essa é uma homenagem honrosa e merecida”, defendeu. Também falou na tribuna o paciente Helton Reis, que se tratou da Covid-19 no HNSA: “todos são bem atendidos, independente de SUS ou particular”, ressaltou.

Calderon fez agradecimentos a todos os envolvidos, desde a sua escolha para ser diretor do hospital até a equipe e os vereadores que reconheceram seu trabalho e o chamaram para receber a homenagem. “O hospital só existe pela força política e da sociedade que o apoiou nesses anos todos”, destacou.

O diretor encerrou sua fala de agradecimento apresentando um vídeo institucional, com o histórico do hospital, e dados da última prestação de contas, mostrando, principalmente aos parlamentares, onde está sendo usado todo o dinheiro que o município repassa. “Somos 837 funcionários e 200 médicos, atualmente. Com a instalação da UTI Neonatal, nos próximos meses, vamos passar de 1.000 funcionários”, anunciou.

Irmã Dilma lembrou que no dia 24 de maio (ontem), “o hospital celebrou 103 anos de referência em toda a região, com uma atuação filantrópica. O Hospital faz tudo por amor”, celebrou.

A vereadora Sirlene relembrou quando foi acolhida na HNSA, com aneurisma. “Temos que ter gratidão para com as pessoas que ali trabalham com comprometimento”, reforçou. O vereador Jorginho do Gás disse que é nítido como o hospital avançou durante a gestão de Marco Calderon e parabenizou as irmãs que estão nessa missão centenária. “Temos orgulho do Auxiliadora. Por isso, só temos é que agradecer”, encerrou.

“A história do hospital se funde com a história de Três Lagoas”, ressaltou Tonhão, que afirmou defender o hospital durante as sessões da Câmara não por ser líder do prefeito, mas por acreditar na instituição. O vereador André Bittencourt destacou a situação em que o hospital estava antes da gestão de Calderon, elogiando e parabenizando tamanha dedicação por Três Lagoas: “essa hombridade é que fez você merecedor desse título”.

Sargento Rodrigues parabenizou os membros do hospital: “só tenho a agradecer. Se tivesse que ficar aqui a noite toda agradecendo, ainda seria pouco. É notória a qualidade do atendimento. Hoje, andando por lá, não sabemos o que é SUS ou particular”. Paulo Salomão, vice-prefeito, destacou: “imagino como não é fácil gerenciar esses quase 40 mil atendimentos do hospital. Tem que ser louvado”. E, dirigindo-se à irmã Dilma, elogiou sua história de vida e concluiu: “não conseguimos imaginar a cidade sem o Auxiliadora”.

E, encerrando as falas de homenagens, Doutor Cassiano Maia contou uma história: “cada um de nós temos uma história. A minha tem algumas coincidências. Nasci no dia 12 de abril, dia do obstetra. Fui o primeiro a nascer no novo centro obstétrico do hospital, em 1976. Tornei-me médico, obstetra”. E, direcionando seu discurso ao diretor Marco Calderon, finalizou: “você é o grande maestro dessa orquestra, e como está lidando com saúde, precisa ser rápido e eficiente. E quem vai te cobrar é a família do doente, um familiar aflito, com as emoções à flor da pele. E você precisa saber lidar com isso, além da gestão financeira. Parabéns, que continue conosco por muito tempo, e que quando se aposentar, o hospital encontre alguém com as mesmas qualidades que o senhor”.

 

Homenageados

Marco Antônio Calderon de Moura é gestor em Saúde, graduado em Administração, pós-graduado em Gestão de Saúde e Hospitalar e MBA em Executivo em Saúde pela FGV. Soma mais de 15 anos de experiência no segmento da saúde, em cargos de liderança em hospitais públicos e privados. Desde 2017 é diretor do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora. Nasceu em 1 de fevereiro de 1972, criado em Porto Alegre/RS. Possui duas filhas.

Possui expertise nas áreas Administrativo-Financeira, Suprimentos, Projetos, Governança Corporativa, Relacionamento, Operações e Tecnologia da Informação. Responsável por gestão dos custos e orçamentos da unidade, planejamento estratégico e plano diretor, bem como apresentação dos indicadores estratégicos e relatórios gerenciais ao conselho.

- -

Irmã Dilma Canavarro de Abreu recebeu a Moção de Congratulação representando o Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, inaugurado em 1919. A instituição foi construída com recursos levantados pela própria comunidade, o que mostra a dedicação de todos por uma causa tão nobre, a saúde. Hoje o Auxiliadora é referência no Bolsão Sul-Mato-Grossense e atende dez municípios: Água Clara, Aparecida do Taboado, Bataguassu, Brasilândia, Cassilândia, Inocência, Paranaíba, Santa Rita do Pardo, Selvíria e Três Lagoas. É uma das instituições mais importantes do Estado de Mato Grosso do Sul.

Em 2014 recebeu Prêmio de Ouro de Qualidade pelo Compromisso com a Qualidade Hospitalar (CQH), sendo o único hospital do Estado a receber o título. Em 2018, foi o único hospital beneficente do Estado a ser Acreditado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).

Com um parque tecnológico moderno, o setor de imagens se destaca. Recentemente, adquiriu um novo aparelho de tomografia, um dos mais modernos do Estado. Além de ressonância magnética, ultrassom, Raio-X, hemodinâmica, conta também com serviços de diagnóstico e terapia, laboratório de análises clínicas.



 
12/03/2024 11:36
05/03/2024 12:38
29/02/2024 21:00
27/02/2024 11:00
21/02/2024 11:05