CSS based drop-down menu
 

VEREADORA CHARLENE BORTOLETO

 

E-MAIL:  vereadora.charlene@cmtls.ms.gov.br

TELEFONE: 67 3509-6305

CHEFE DE GABINETE: Vivian Mirian Costa Rego

 

NOME: Charlene Santana Bortoleto

NASCIMENTO: 22/03/1983

 NATURAL DE: Três Lagoas - MS

MANDATOS: 1º mandato

 
 
Notícia:
 
 
Charlene Bortoleto indica curso de Libras gratuito para alunos e professores da Reme
 
Sessão foi a 31ª do ano


>>26/09/2023

Em indicação apresentada para a secretária Municipal de Educação e Cultura, Ângela Maria de Brito, com cópia para a secretária Municipal de Assistência Social, Vera Helena Arsioli Pinho, a vereadora Charlene Bortoleto solicitou a implantação de um curso gratuito de Libras, para os alunos e professores da Rede Municipal de Educação.

Já para José Mauro de Grandi Junior, secretário Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio, ela solicitou a criação de campanhas de conscientização para a população da necessidade dos cuidados com os animais nessa época de calor intenso. Ainda visando proteção animal, requisitou que a Secretaria Municipal de Saúde Pública realize a Campanha de Outubro Rosa Pet no município de Três Lagoas.

Charlene ainda pediu que a secretária Municipal de Educação e Cultura, Ângela Maria de Brito, implante um programa de conscientização pública sobre os perigos da desinformação política e seus impactos na sociedade.

Câmara aprova projetos que garantem direitos de crianças e adolescentes

Na mesma sessão, os vereadores aprovaram três projetos de lei. O PL nº 71 "dispõe sobre a cessão onerosa do direito de nomear estabelecimentos, instalações, equipamentos, edificações, espaços ou eventos públicos (naming rights)", o que permitirá a nomeação de locais públicos com a contrapartida de a família fazer a manutenção destas ou outras localidades.

Também foram aprovados dois projetos de lei que atendem aos direitos das crianças e adolescentes: o PL nº 85, o qual "proíbe a utilização de verba pública em eventos e serviços que promovam a sexualização de crianças e adolescentes no âmbito do município, e ainda o PL nº 73, permitindo que seja instituída a "Semana do Brincar" a ser celebrada anualmente na semana em que se comemora o Dia Mundial do Brincar, em 28 de maio. Cassiano Maia explicou que esta lei será um dos eixos do Plano Municipal para a Primeira Infância, que está em discussão e criação no município, o qual será o primeiro do estado de Mato Grosso do Sul.

Semana do trânsito

Para falar sobre a campanha da Semana Nacional do Trânsito, realizada de 18 a 25 de setembro, o diretor de Trânsito e Sistema Viária, Edgar Silva Wegner, a coordenadora de Educação para o Trânsito, Caroline Cruz Feliciano usaram a tribuna livre. Os mesmos solicitaram que todos ajudem a divulgar o tema “Respeito e Vida”, destinada a orientação sobre as vagas para pessoas com deficiência e idosos. “Temos que lembrar que a vaga exclusiva não é privilégio, mas necessidade”, afirmou Wegner. Estas vagas estão disponíveis na cidade e serão ampliadas na região da feira central.

Carolina lembrou que, somente neste ano, sete pessoas morreram em acidentes de trânsito no perímetro urbano. “O trânsito pode matar. Contamos com serviços de educação, fiscalização e comunicação, mas contamos com a responsabilidade de todos. Cada um pode pensar no que está fazendo em respeito à vida própria e dos outros”, afirmou a coordenadora de educação no trânsito.

Alunos da Patrulha Mirim participaram da sessão, para acompanhar a divulgação da campanha anual. Eles participaram de panfletagens e blitze de educação para o trânsito em todo o município.



 
06/06/2024 21:48
05/06/2024 22:37
04/06/2024 11:26
29/05/2024 10:00
24/05/2024 21:39