WEBMAIL | ÁREA RESTRITA
CSS based drop-down menu
 
 
Alunos e professores recebem Moções por destaque em competições nacionais
 


>>14/08/2019

 

Como um reconhecimento ao empenho de professores e alunos nas Olimpíadas Brasileiras de Matemática, das escolas públicas e privadas, e também, nas Olímpiadas Brasileira de Astronomia e de Física, a Câmara Municipal de Três Lagoas, concedeu Moções Honrosas para 39 alunos e 21 professores do município. A sessão para entrega dos títulos ocorreu na noite da terça-feira (13), no Plenário, da Casa de Leis.
A homenagem foi uma propositura do vereador professor Flodoaldo, aprovada em Plenário pelos demais parlamentares. O parlamentar também concedeu medalhas, para os alunos medalhistas das Olimpíadas.
Familiares dos homenageados lotaram o Plenário, assim como, representantes de diversas unidades de ensino, da cidade.
A concessão dos títulos ocorreu para alunos dos níveis I, II e III. Eles competiram com alunos de unidades de ensino de todo o estado, no caso da Olímpiadas de Matemática.
As competições tiveram 27 alunos destaques de escolas públicas, da cidade (Escola Estadual João Dantas Filgueiras; Escola Estadual Fernando Côrrea; Escola Estadual João Magiano Pinto; Escola Municipal Maria Eulália Vieira; Edwards Côrrea e Souza; Escola Estadual João Ponce de Arruda; Escola Estadual Joaquim Marques de Sousa; Escola Estadual Afonso Pena; Escola Estadual Luiz Lopes de Carvalho; Escola Estadual Dom Aquino), mais alunos do Instituto Federal de MS; 06 alunos de escolas privadas (Anglo Três Lagoas; Colégio Salesiano Dom Bosco Três Lagoas e Funlec); 03 alunos de escolas privadas do Sesi; e mais 03 alunos da Funlec.
Presente a sessão, o professor adjunto do quadro efetivo, da UFMS, e ex-diretor do campus Três Lagoas, o dr. José Antônio Menoni, foi convidado a falar na Tribuna e fez questão de se dirigir, especialmente, aos alunos premiados, dizendo para eles não desanimarem e ano que vêm conquistarem novas premiações. Ele ainda citou um pouco a história das Olimpíadas, que surgiu em 2006, as etapas e o objetivo: incentivar os alunos a buscar o conhecimento, mesmo se deparando com dificuldades, pois seriam capazes de superá-las.
Menoni ainda citou que dentro da universidade, busca-se capacitar e formar professores, para dar o apoio e garantia para os estudantes que aceitam os desafios impostos, durantes as Olimpíadas. “Todo país que queira crescer e desenvolver, ele depende, sim, da educação”, enfatizou.
O propositor da homenagem, vereador Flodoaldo, iniciou a fala, dizendo que a cada ano, o objetivo é que mais alunos sejam homenageados, pelo Legislativo. Este ano, por exemplo, também foram homenageados, alunos premiados nas Olímpiadas de Astronomia e Física. Ele ainda fez questão de citar dados relevantes sobre a OBMEP (18 milhões de participantes, no Brasil; um medalhista de ouro é da cidade), OBA, OBEF e MOBFOB (um medalhista de prata é da cidade). Em 2019, ocorreu a 4ª edição OBMEP e alunos de Três Lagoas conquistaram 5 medalhas. Todos os professores e diretores, envolvidos, nas competições, recebem certificados.
O vereador ainda fez questão de falar dos ganhos para os medalhistas, no ensino superior, estes são convidados a participar da Iniciação Científica e medalhistas ganham bolsas do CNPQ. A UNICAMP destina 90 vagas, em 26 cursos, para ingresso, exclusivo, de alunos medalhistas, das OBMEPs. USP e Unesp também devem adotar o mesmo sistema.
“É uma satisfação todos estarem, aqui. É um momento de alegria. E, vamos ganhar, ganhar e ganhar, porque vocês podem muito”, finalizou Flodoaldo, ao encerrar o evento.

 

 



 
 
02/04/2024 11:15
27/03/2024 21:00
26/03/2024 12:08
21/03/2024 22:00
19/03/2024 21:00