Formatura de soldados PM é prestigiada por vereadores

Autoridades civis e militares acompanharam a solenidade

>>11/05/2009

Os vereadores Fernando Milan (PMDB) e Celso Yamaguti (DEM) prestigiaram a formatura de 57 policiais militares que passaram a integrar a tropa de 2º Batalhão de Polícia Militar. Os vereadores representaram o Poder Legislativo, que tem sido parceiro da corporação, inclusive com a doação de duas viaturas visando melhorias na segurança pública no município.
Durante cerca de nove meses, os novos soldados passaram por um curso de formação. A previsão é de que 41 estarão destacados para atuar em Três Lagoas, tanto no policiamento ostensivo quanto preventivo e os demais serão distribuídos para os municípios outros municípios do Bolsão, que fazem parte do 2º Batalhão
O evento foi realizado no pátio do batalhão e contou ainda com a presença de diversas autoridades civis e militares, entre as quais foram o Comandante do Policiamento do Interior (CPI), coronel Isoli Paulo Fontoura. A prefeita Simone Tebet, madrinha da turma, o deputado Akira Otsubo, paraninfo, e o gerente geral da International Paper, Luiz Cláudio Pereira, patrono, e o comandante do batalhão, coronel Washington Geraldo Francisco de Oliveira, que emprestou o nome à turma, foram homenageados.
Os prefeitos de Selviria, José Dodô da Rocha, e de Brasilândia, Antônio Pádua Tiago, assim como o presidente da Câmara Municipal de Água Clara, Valder Pedro Carvalho, também participaram do evento, sendo que entregaram os certificados aos policiais Vitor Rosa Silva Júnior (destaque de aptidão física), Antônio Carlos Pinto Ramos (melhor atirador) e Fabrício Pavani de Barros (destaque intelectual), pelo excelente aproveitamento durante o curso de formação de soldado da PM. Também formandas, as soldados Selma e Liliane foram homenageadas pelo Dias das Mães.
Além das formalidades de uma formatura, como a diplomação e pronunciamentos do paraninfo, madrinha, patrono e do soldado Eder, destacado como orador de turma, foram realizadas as formalidades militares, como a continência à bandeira, o juramento e a incorporação à tropa.
Durante o juramento, os novos soldados se comprometeram a manter os preceitos de moral, cumprir as ordens dos subordinados, dedicar-se à Polícia Militar, manter a ordem e garantir a segurança da comunidade, mesmo com o risco da própria vida.
O presidente da Câmara, vereador Fernando Milan, afirmou que se sentiu gratificado com a formatura e que se lembrou da sua formatura como delegado, há 25 anos. “Fiquei muito feliz porque vi nos olhos dos formandos, o brilho da satisfação de pertencer à polícia e de cuidar da segurança pública da nossa cidade. Mais do que entrar para a polícia, a polícia tem que entrar no jovem e pudemos ver isso, principalmente com o discurso do orador da turma”, afirmou. Milan também destacou o reconhecimento que os soldados expressaram quanto aos seus instrutores. “Quero parabenizar os instrutores por despertar este espírito em seus alunos”, concluiu.

10/05/2024 11:20
08/05/2024 10:41