Vereadores analisam implantação de metalúrgica no município

>>21/09/2009

Os vereadores de Três Lagoas devem colocar em votação, nesta terça-feira (22), projeto de lei do Executivo que autoriza a cessão de 40 mil metros quadrados para implantação da indústria do ramo de metalurgia Steel Wire, empresa do grupo Cabomat que gerará 126 empregos diretos, na produção de barras de vergalhão de aço para a construção civil. O investimento estimado é de quase R$ 110 milhões, sendo R$ 64 milhões de recursos próprios e o restante deverá ser proveniente de empréstimo pleiteado junto ao Fundo do Centro-Oeste (FCO).

O proprietário da empresa, Eduardo Sampaio, e o gerente de engenharia, José Milton Freitas, apresentaram o projeto aos vereadores Jorginho do Gás, Nuna Viana, Celso Yamaguti, Jorge Martinho e Idevaldo Claudino e ao presidente Fernando Milan, na tarde desta segunda-feira (21), acompanhados da vice-prefeita e secretária de Indústria e Comércio, Márcia Moura, e o diretor da Secretaria, Otony Ávila Ornellas.

A perspectiva da indústria é produzir 20 mil toneladas por ano. Eduardo Sampaio informou que a indústria já existe em São Bernardo do Campo, mas deve encerrar atividades naquele município, em decorrência de estar instalada em área residencial e comercial, com transferência de 80% do maquinário para Três Lagoas.

O empresário afirmou que a indústria tem ampla experiência nas questões ambientais e que treinará parte da mão-de-obra, assim como absorverá alunos capacitados pelo Senai, sobretudo na área de mecânica e elétrica. O projeto é de que até o segundo semestre de 2011 as atividades fabris sejam iniciadas.

Os vergalhões produzidos pela Steel Wire terão a marca MS-60 já como referência ao estado de Mato Grosso do Sul e deverá ser distribuído para boa parte do território nacional.

O projeto de lei que permite a cessão da área começou a tramitar na semana passada e, diante da explanação dos empresários sobre todos os aspectos do projeto, deverá ser levado a votação nesta terça-feira, conforme os vereadores confirmaram ao empresário.

Ana Maria Barbosa

09/04/2024 11:30