Três Lagoas ganha Ouvidoria da Saúde e cartilha anti-violência doméstica

>>25/09/2009

A população de Três Lagoas passou a contar, nesta sexta-feira (25), com dois sistemas de auxílio e proteção para o cidadão: a Ouvidoria da Saúde e a cartilha  "Combate aos Maus-Tratos Contra Crianças e Adolescentes".

A ouvidoria foi inaugurada pela prefeita Simone Tebet, com a presença dos vereadores Celso Yamaguti (DEM), Jorginho do Gás (PSDB) e Fernando Milan (PMDB), além de servidores da Saúde e diretores de diversos departamentos municipais. O objetivo da ouvidoria é ser um canal para que a população encaminhe sugestões, pedidos e reclamações sobre o serviço de saúde prestado pelo município.

A estrutura é composta por dois ouvidores, os servidores Prócion Sabú e Rosana Ferraz Cena da Silva, e pelo departamento jurídico, Maurilei da Silva Ramos. A ouvidoria fica na avenida Eloy Chaves, 867, próximo à clínica de pequenas cirurgias, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h:30 e das 13h às 17h.

O vereador Jorginho do Gás, falando em nome da Câmara Municipal, ressaltou que o sistema de ouvidoria deve impulsionar ainda mais a melhoria no atendimento em saúde em Três Lagoas.

Já a prefeita Simone Tebet afirmou que a ouvidoria representará uma nova etapa para a saúde municipal. Após investimentos na implantação de clínicas, como a da Mulher, da Criança, Ortopédica e de Saúde do Trabalhador e de dobrar o números de médicos na rede, a chefe do Executivo garantiu que faltava implantar o controle social para "desmistificar" informações e críticas sobre o sistema. A prefeita frisou que, a partir das críticas e reclamações serão buscadas soluções e que servidores que não prestam atendimento adequado poderão sofrer processos administrativos se não desempenharem seu papel. "Eles têm que cumprir sua missão, porque trabalhar em saúde é uma missão", disse.

O município investiu R$ 53.848,80 para implantar o serviço, entre reforma, mobiliário, equipamentos e a compra de um veículo Fiat Uno.

CARTILHA - O outro instrumento de proteção à população, foi lançado pela Promotoria de Justiça, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e prefeitura. A cartilha, com publicação coordenada pelo psicólogo da Promotoria da Infância, Sydnei Ferreira Ribeiro Júnior, será distribuída para todos os servidores das redes municipal, estadual e privada de ensino.

Segundo Sydnei, são 1,5 mil exemplares e o objetivo é capacitar profissionais das escolas para identificar sinais de maus tratos, abusos e violência sexual contra crianças e adolescentes, assim como prestar informações sobre as medidas que devem ser tomadas mediante os possíveis casos.

"Queremos interromper o ciclo da violência e preparar a escola para denunciar, pois é neste ambiente que muitos problemas podem ser identificados", afirmou Sydnei.

Participaram do lançamento da publicação, na escola municipal Professor Ramez Tebet, a promotora de Infância e Juventude, Ana Cristina Carneiro, a prefeita Simone Tebet, o presidente da Câmara, Fernando Milan, o vereador Celso Yamaguti, a presidente do CMDCA, Nilce Figueiredo, a presidente da Comissão Municipal de Enfrentamento à Violência, Vilma Portole, e a diretora da escola, Raquel Moreira de Souza.

ORDEM DE SERVIÇO - A prefeita Simone Tebet também deu ordem de serviço para a construção da Unidade de Saúda da Família do Bairro Interlagos. A obra tem prazo de cinco meses para execução e parte dos recursos são provenientes de devolução realizada pela Câmara Municipal, em 2007.

Ana Maria Barbosa

09/04/2024 11:30