Vereadores concedem moções e analisam projetos

>>03/11/2009

Três personalidades do município receberam Moção de Congratulação, durante a 34ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Três Lagoas, na manhã desta terça-feira (3), em homenagem e agradecimento a serviços prestados ao município.

Delegado titular da Delegacia da Mulher, Alberto César Batista Vieira, juntamente as servidoras Francini Laizo dos Santos, Aparecida Ramon Garcia e Arlinda de Fátima Delgado Ferreira, foi o primeiro homenageado, por propositura do vereador Jorge Martinho (PMDB). Ele se disse honrado com a moção e estendeu os méritos às colegas de trabalho. "São funcionárias vocacionadas para o atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica. Nosso trabalho está voltado para o atendimento policial, mas também é social", afirmou.

O delegado agradeceu o empenho dos vereadores, sobretudo de Martinho, nas reivindicações para a construção de uma sede própria para a delegacia, que está instalada no município há 22 anos. "Este empenho nos estimula a trabalhar por uma melhor política pública para as mulheres", ressaltou. O delegado ainda informou que até o mês de março uma delegada deverá assumir a unidade.

O segundo homenageado da sessão foi o empresário José Paulo Rímoli, que também é vice-presidente do PMDB, diretor da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems) e conselheiro do Sesi. A Moção foi proposta pelo vereador Celso Yamaguti em função do trabalho do empresário pelo desenvolvimento industrial de Três Lagoas e pelos 24 anos da sua empresa, a Rímoli Formulários Contínuos. Em relação à empresa, o vereador Tonhão lembrou que foi uma das pioneiras. "Sua marca no processo de desenvolvimento do município é inegável", frisou. Isso, segundo Tonhão, torna ainda mais importante a homenagem a Rímoli.

Encerrando as homenagens, a última Moção de Congratulação, também proposta por Yamaguti, foi entregue ao acadêmico de Direito, Rômulo Wendell, autor da biografia de José Paulo Rímoli.

O livro "Uma Vida de Sucesso Contínuo" foi lançado no início do ano e conta a trajetória pessoal e profissional do empresário. "Escrever a biografia de quem a gente gosta e acredita torna-se fácil", avaliou Rômulo Wendell em seu pronunciamento. Ele lembrou que Rímoli investiu em Três Lagoas em uma época em que poucos acreditavam na vocação industrial da cidade e até do Estado. "O empresário foi um pioneiro e investiu milhões, inovando com a fábrica de formulários contínuos. Como a memória da sociedade é fraca, achei necessário registrar o que o Rímoli fez pela cidade", destacou.

Bastante emocionado, o presidente da Câmara, Fernando Milan, afirmou que Rímoli, além de ser um dos grandes impulsionadores da industrialização do município foi um grande amigo que o acolheu quando chegou a Três Lagoas. Ele ainda lembrou que Rômulo Wendell é uma pessoa que tem buscado o crescimento e que é um grande prazer conviver com ele.

Tramitação - Permaneceram em tramitação, para serem apreciados posteriormente, o projeto de lei nº 73, que altera dispositivo da lei nº 2.067, na verdade, uma adequação da escritura de uma área doada para o INSS, pela municipalidade e o projeto de lei nº 75, que afeta e desafeta área verde de 107 mil metros quadrados, localizada no Jardim Imperial e que será destinada à construção da Unei - obra estimada em R$ 5 milhões -, e também, para a implantação de um conjunto habitacional, atendendo ao pleito do Movimento Nacional de Luta Pela Moradia.

Ana Maria Barbosa

09/04/2024 11:30