Indicação de vereador é atendida e cidade terá produção de alimentos orgânicos

>>17/03/2010

Nesta segunda-feira (17), nas dependências do Sebrae foi dado início ao projeto PAIS – Produção Agroecológica Integrada e Sustentável – que dará suporte técnico e financeiro para que os pequenos produtores rurais de Três Lagoas produzam alimentos orgânicos.

O evento contou com a participação do vereador Celso Yamaguti, da vice-prefeita Márcia Moura, do secretário de Agronegócios, Luiz Akira, e dos produtores agrícolas.

O vereador Celso Yamaguti lembrou que esse projeto foi uma indicação sua, atendendo a pedidos de produtores que o procuraram falando deste sistema. “Os produtores vieram até mim, pois ficaram sabendo através de propaganda do projeto Pais, e solicitei à Secretaria de Agronegócios que pudesse dar suporte para a implantação em Três Lagoas”, ressaltou o vereador.

O diretor técnico do Sebrae, Tito Estanqueira, explicou que o projeto é uma parceria entre o Sebrae, Banco do Brasil e a Prefeitura Municipal e que, de início, atenderá dez produtores, mas com o tempo este número será duplicado.

O projeto PAIS é uma alternativa de trabalho e renda para a agricultura familiar e tem como base a produção agroecológica, pois dispensa o uso de agrotóxicos (adubos e venenos) que são prejudiciais à saúde das pessoas e ao meio ambiente, utiliza técnicas auto-sustentáveis e energia limpa, não promove queimadas ou desmatamentos e alia técnicas integradas de criação animal com produção vegetal.

Os produtores beneficiados receberão capacitação técnica por meio do Sebrae e da Prefeitura, além de um kit com materiais, insumos, mudas e animais doado pela Fundação Banco do Brasil. Este kit proporcionará a implantação de hortas, roças e criação de animais, com sistema de irrigação e de compostagem de adubo orgânico.

10/05/2024 11:20
08/05/2024 10:41