Governo realiza audiência pública da pavimentação da MS-112

>>22/03/2010

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Obras Públicas e Transportes, realizou, no último sábado (20), audiência pública para apresentar possíveis impactos ambientais da pavimentação da rodovia MS-112, obra lançada pelo governador André Puccinelli em sua última visita ao município.

A pavimentação será feita com empréstimo do Banco Internacional para a Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), que exige a consulta pública para liberar os recursos.

A audiência foi realizada no plenário da Câmara Municipal e contou com a presença da prefeita Simone Tebet, dos vereadores Fernando Milan, Marisa Rocha, Jorginho do Gás, Nuna Viana, Idevaldo Claudino e Celso Yamaguti, do deputado Akira Otsubo e de outras autoridades e servidores municipais e estaduais e proprietários rurais da região, que há décadas reivindicam a pavimentação.

A audiência foi aberta pelo presidente da Câmara, vereador Fernando Milan. O secretário Edson Giroto apresentou o planejamento da obra da rodovia, que liga Inocência a Três Lagoas. De acordo com os levantamentos feitos, são os seguintes pontos positivos: valorização das terras, redução dos custos de transportes, segurança no tráfego, facilidade e barateamento do escoamento da safra, incremento na economia da região, ofertas de mais postos de trabalho e arrecadação de impostos. Nos pontos negativos listados pelo governo estão: retirada da cobertura vegetal, movimentação de terra, emissão de poeiras e resíduos e sobra de resíduos sólidos.

De acordo com Giroto, o processo licitatório, que será em nível internacional, começa em 7 de abril e serão feitos esforços para que a obra seja iniciada em 15 de junho, conforme pediu a prefeita, como forma de presentear o município em seu aniversário de 95 anos.

Em seu pronunciamento, a prefeita Simone Tebet afirmou que a pavimentação está atendendo a pedidos feitos há mais de 20 anos. "Toda a região vai ganhar com este investimento. Não era nem necessário fazer esta consulta popular porque todos aprovamos, assinamos embaixo desta obra", afirmou.

Na audiência, o secretário ainda apresentou o Programa de Transportes e Desenvolvimento do Mato Grosso do Sul (PDE), destacando todos os investimentos na área de transportes no Estado.

Ana Maria Barbosa

10/05/2024 11:20