Bombeiros do Amanhã: projeto de Nuna é implantado

>>22/03/2010

Teve início, na manhã desta segunda-feira (22), o projeto Bombeiros do Amanhã, proposta do vereador professor Nuna Viana (PMDB), implantada em parceria entre a prefeitura de Três Lagoas e o 5º Grupamento de Bombeiros, com coordenação da Secretaria Municipal de Assistência Social, Cidadania e Trabalho.

A solenidade de posse das 50 crianças foi prestigiada pelos pais, pela prefeita Simone Tebet, pela vice-prefeita, Márcia Moura, pelos vereadores Nuna, Fernando Milan e Celso Yamaguti, além de autoridades militares, como o major Wilson Sérgio Monari, comandante da PM, o coronel Isaías Ferreira Bittencourt, representando o comando-geral do Corpo de Bombeiros, e crianças e adolescentes que compõem o Pelotão Mirim (projeto em parceria com o Exército) e o Projeto Florestinha (em parceria com a Polícia Militar Ambiental). O major João Sidney Penrabel, criador do projeto em Campo Grande, também participou da solenidade.

Os Bombeiros do Amanhã são formados por duas turmas com meninos de nove a 14 anos e 11 meses. Eles terão atividades no horário contrário à escola, no quartel Senador Ramez Tebet. Eles receberão reforço escolar, alimentação, aulas de cidadania, prevenção a acidentes domésticos, atendimento pré-hospitalar, práticas esportivas e musicais e apoio multidisciplinar (psicólogos, pedagogos e professores).

A prefeitura cederá professores de educação física e para o reforço escolar, além do corpo multidisciplinar, e os bombeiros cederão dois sargentos que se encarregarão das aulas de instruções militares, hierarquia, disciplina e ordem unida.

Segundo o major de Mello, comandante da corporação, o objetivo é formar multiplicadores da filosofia do Corpo de Bombeiros e para difundir práticas de segurança junto à família e à vizinhança. "Acredito que entre vizinhos e parentes, vamos alcançar mais de 500 pessoas, que terão noções, principalmente, sobre prevenção", afirmou o comandante. Ele lembrou que a instituição conta com 95% de aprovação popular por sua atuação. "Mas temos que fazer mais do que é nossa obrigação", afirmou em referência ao projeto implantado.

O vereador Nuna, ao falar da iniciativa, lembrou que era uma proposta de campanha e que, ao levar ao conhecimento da administração municipal, foi prontamente atendido."O que queremos é tirar as crianças da rua, oferecer condições para que sejam bombeiros amanhã ou para que desempenhem outras funções importantes na sociedade, porque vão ter noções de cidadania e disciplina. Toda a sociedade ganha com este projeto", avaliou.

No mesmo sentido, o vereador Nuna afirmou que está reivindicando a criação da Guarda Mirim de Trânsito, para formar crianças com visão de educação para o trânsito, junto com a Polícia Militar.

Para o coronel Isaías Ferreira Bittencourt, representante do comandante Ociel Ortiz Elias, a implantação do Bombeiros do Amanhã atende a dois interesses: a inclusão social e a formação da cidadania e a oportunidade de difundir a cultura prevencionista. "Com isso, quem ganha é a população", opinou.

Ao relatar os impactos positivos na vida dos alunos, o criador do programa na capital, o major Penrabel afirmou que ex-bombeiros do futuro, que iniciaram junto com o programa, em 1993, hoje são médicos, professores e outros profissionais. "Pensei no projeto ao caminhar pelos bairros e ver a violência e a marginalidade atingindo os jovens", contou.

Já a prefeita Simone Tebet fez um balanço dos programas municipais que atendem crianças em horários contrários à escola. Segundo ela, cerca de 5 mil dos 9 mil inscritos na rede municipal de ensino, já são atendidos por algum projeto social. "Precisamos disso porque o que ensinamos em casa durante uma vida inteira ou o que as nossas regiões ensinam, as crianças desaprendem em 30 dias na rua", afirmou.

Nova viatura
A solenidade no 5º Grupamento de Bombeiros também foi marcada pela entrega de uma nova viatura de combate a incêndios para a corporação. O veículo ATR-02 (Auto Tanque Reboque) foi apreendido por uso ilícito e doado pela Delegacia da Receita Federal. Para tornar o veículo capacitado para o combate a incêndio, a empresa Fibria investiu R$ 40 mil na transformação.

Com estas parcerias, o quartel passa a contar com um tanque com capacidade de 33 mil litros de água, suprindo a pequena quantidade de hidrantes e tornando o reabastecimento de água das outras viaturas dispensável. As chaves do veículo foram entregues pelo gerente de engenharia da Fibria, Luiz Carlos e os presentes assistiram a uma simulação de incêndio, com uso da nova viatura incorporada ao quartel.

Ana Maria Barbosa

10/05/2024 11:20